CE adopta conclusões sobre a exploração do potencial de uma ciberunidade conjunta

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O Conselho Europeu adoptou hoje conclusões em que convida a UE e os Estados-Membros a continuarem a desenvolver o quadro da UE de gestão de crises de cibersegurança, nomeadamente explorando o potencial de uma iniciativa relativa a uma ciberunidade conjunta.

Nas suas conclusões, o Conselho realça a necessidade de consolidar as redes existentes e de proceder ao levantamento das eventuais lacunas e necessidades em matéria de partilha de informações dentro e entre as cibercomunidades.

Subsequentemente, isto deverá conduzir a um acordo sobre possíveis objectivos e prioridades principais de uma potencial ciberunidade conjunta.

Trata-se de um processo gradual, transparente e inclusivo que é essencial para reforçar a confiança.

O CE salienta também a necessidade de estabelecer métodos de trabalho e governação adequados, a fim de permitir a participação de todos os Estados-Membros nas deliberações, no desenvolvimento e em processos eficazes de tomada de decisões.

Uma potencial ciberunidade conjunta teria de respeitar as competências, os mandatos e poderes legais dos seus eventuais futuros participantes e a eventual participação dos Estados-Membros seria de natureza voluntária.

O CE desempenha um papel fundamental na definição de políticas e coordenação respeitantes ao desenvolvimento do quadro da UE de gestão de crises de cibersegurança e acompanhará os progressos e fornecerá orientações para complementar este quadro.

O CE apela a uma maior reflexão sobre os elementos individuais da recomendação relativa à ciberunidade conjunta, nomeadamente no que diz respeito às equipas de reação rápida da UE em matéria de cibersegurança e ao Plano de Resposta da UE a Incidentes e Crises de Cibersegurança.

Contexto

Em 23 de junho, a Comissão Europeia publicou uma recomendação relativa à criação de uma ciberunidade conjunta para combater o número crescente de ciberincidentes graves com repercussões nos serviços públicos, nas empresas e nos cidadãos em toda a União Europeia. De acordo com esta recomendação, a ciberunidade conjunta serviria de plataforma para reunir recursos e conhecimentos especializados provenientes das diferentes cibercomunidades da UE e dos seus Estados-Membros, a fim de prevenir, impedir e dar resposta a grandes ciberincidentes de forma eficaz.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.