HESE reforça segurança com sistema de monitorização de doentes

Cibersegurança e InfoSec Notícias Saúde

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Espírito Santo de Évora recebeu recentemente um sistema de monitorização remota de doentes, que irá permitir uma observação mais presente pela equipa médica dos doentes em regime de hospitalização domiciliária.

Conectado com medidores de tensão arterial e balanças de composição corporal, o sistema eCare desenvolvido pela EDGENEERING permite à equipa médica recolher vários parâmetros vitais dos pacientes, entre os quais, a tensão arterial, batimento cardíaco, peso, índice de massa corporal e taxa metabólica basal, e manter a vigilância constante e adequada aos pacientes em hospitalização de uma forma eficiente, não-invasiva e segura.

Para além da importância fundamental do Sistema eCare e dos equipamentos na intervenção diária da Unidade de Hospitalização Domiciliária do HESE, estes dispositivos irão assegurar as actividades de teste, demonstração e validação do projecto europeu SPHINX.

Financiado pela Comissão Europeia, o projecto SPHINX visa o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas (toolkit) de cibersegurança para melhorar a protecção dos sistemas de informação do HESE, salvaguardando a privacidade, confidencialidade e disponibilidade dos dados dos pacientes do Hospital. Usando técnicas de simulação, estes equipamentos serão usados em actividades piloto com o objectivo de detectar eventuais vulnerabilidades no sistema e reforçar a capacidade de resposta do HESE na prevenção, actuação e recuperação de ataques informáticos.

O Projeto SPHINX, financiado por fundos europeus e inserido no Horizonte 2020 teve início em 2019, sendo o HESE um dos membros desde o seu começo, reforçando o seu estatuto como promotor da inovação em vários sectores da actividade hospitalar em Portugal. Salienta-se também que, após a conclusão do Projecto SPHINX, os resultados do Projecto – toolkit SPHINX, dispositivos médicos e sistema eCare – serão integrados na gestão e operação do HESE.

O SPHINX traz um Conjunto Universal de Ferramentas de Segurança Cibernética para o Domínio da Saúde e Cuidados de Saúde que melhora a protecção cibernética do ecossistema informático dos cuidados de saúde e assegura a privacidade e integridade dos dados dos pacientes. O conjunto de ferramentas SPHINX oferece uma camada de segurança integrada, inteligente e robusta, capaz de identificar ameaças cibernéticas modernas e avançadas, reforçada com uma ferramenta de gestão de segurança de dados personalizada.

A arquitectura SPHINX tem a capacidade de concentrar e tratar os dados de um grande número de dispositivos ou serviços, cobrindo assim uma vasta gama de cenários de casos de utilização.

Os utilizadores SPHINX são mantidos informados em qualquer altura através de painéis de controlo e análises visuais altamente abrangentes, podendo interagir com os serviços e funções da solução proposta de uma forma intuitiva e de fácil utilização.

O dispositivo automatizado SPHINX de verificação de serviços e o kit de ferramentas SPHINX de verificação de serviços é facilmente adaptado ou incorporado em infra-estruturas existentes, médicas, clínicas ou de saúde disponíveis, enquanto que um utilizador pode escolher entre vários serviços de segurança disponíveis através da caixa de ferramentas de cibersegurança SPHINX.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.