AEROPORTO DE LISBOA RECEBE WEB SUMMIT E APOSTA NA EXPERIÊNCIA BIOMÉTRICA

Notícias Transportes

Após um ano em formato virtual, o aeroporto de Lisboa acolhe mais uma vez a maioria dos participantes esperados na Web Summit 2021 entre 1 e 4 de Novembro. A Web Summit é um dos maiores eventos de referência mundial centrado no empreendedorismo, tecnologia e inovação e o Aeroporto de Lisboa a sua primeira porta de entrada.

No contexto da inovação, os participantes poderão encontrar várias novidades, já que o Aeroporto de Lisboa acaba de lançar o Biometric Experience, um projecto-piloto que proporcionará a passageiros para destinos dentro e fora da EU, a oportunidade de testar uma nova viagem sem contacto dentro do terminal.

Após o registo, os passageiros procedem à leitura biométrica, e na porta de embarque utilizam apenas o reconhecimento biométrico facial, sem necessidade de apresentarem novamente o seu cartão de embarque e passaporte/documento de identificação.

O novo processo traz mais-valias a vários níveis, uma vez que “melhora a flexibilidade operacional nos voos Schengen e Não-Schengen, aumentando a capacidade operacional e ao mesmo tempo o passageiro ganha mais tempo e comodidade”.

A “ Biometric Experience” baseia-se na experiência que a VINCI Airports já tinha adquirido no tema da mobilidade do futuro quando lançou em 2020, o primeiro assistente de viagens biométrico do mundo no aeroporto de Lyon-Saint Exupéry.

Desde a última edição da Web Summit, os aeroportos ANA/VINCI têm vindo a desenvolver projectos que irão contribuir para a experiência positiva dos passageiros, como:

– Melhoria da informação aos passageiros com o lançamento de um serviço de actualização automática disponível em WhatsApp, Facebook e website. Os passageiros podem verificar a porta de embarque, a hora a que se inicia o embarque ou os restaurantes que estão abertos através do novo chatbot do site da ANA, assim como obter rapidamente informação sobre o aeroporto – acessibilidade, restrições ou regras operacionais.

–  Criação da nova plataforma digital – U-monitor – que regista o feedback dos passageiros em tempo real através de QR-code. O passageiro pode agora reportar eventuais anomalias que encontrar durante a sua passagem pelo aeroporto em tempo real – e o serviço foi recentemente ampliado em diversas áreas do terminal, incluindo parques de estacionamento e salas de embarque de modo a incluir todo o percurso do passageiro.

– Aposta em sistemas avançado de desinfecção com recurso a tecnologia UV no rastreio de segurança, para os tabuleiros e objectos que passam no sistema de raios X.

– Implementação de um sistema dinâmico para registar as emissões de carbono das aeronaves no solo com base no tempo de taxiing e no tipo de motor, entre outras variáveis. Este projecto tem sido desenvolvido de forma colaborativa entre aeroporto e companhias aéreas, que através de uma monitorização mais eficaz levará a uma significativa redução das emissões de carbono.

Segundo o Director de Inovação, Aaron Beeson: “Estamos muito satisfeitos por voltar a acolher o nosso parceiro Web Summit em Lisboa e por podermos explorar as tendências e tecnologias emergentes que estão a moldar a nossa sociedade e o próprio ambiente aeroportuário. Aguardamos com expectactiva receber todos os participantes inovadores e trocar ideias e soluções para melhorar os nossos aeroportos!”

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