Manutenção Preventiva – chave para a transformação digital empresarial

Conteúdo Patrocinado Notícias

No ambiente industrial, estima-se que uma previsão e identificação precoce de problemas pode levar a grandes poupanças nos custos de manutenção, um aspeto altamente valorizado no ecossistema intralogístico, onde a manutenção das máquinas é dispendiosa e do qual depende o bom funcionamento da operação.

Um dos aspetos mais importantes para as empresas quando adquirem maquinaria de movimentação para os seus armazéns está sempre relacionado com a disponibilidade do empilhador e a sua eficiência, uma preocupação que é muitas vezes resolvida com a possibilidade de prever incidentes.

Tendo em conta esta preocupação, que é normalmente colocada no topo das prioridades, trazemos hoje um tema interessante: a manutenção preventiva e o seu papel como chave na transformação digital e na conectividade das empresas.

O QUE É EXACTAMENTE A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Estamos a falar de uma técnica capaz de prever um futuro ponto de rutura e é normalmente aplicada a componentes de maquinaria industrial, que permitem substituir uma peça imediatamente antes de a incidência ocorrer.

Um dos aspetos intimamente relacionado com a manutenção preditiva é a transformação digital das empresas. Quando a digitalização já atingiu este ambiente, é lógico que a hiperconectividade entre dispositivos e a utilização de software de gestão de armazéns facilita a previsão de problemas típicos e mesmo que, através da inteligência artificial, o sistema pode aprender automaticamente.

Algumas das tecnologias envolvidas na digitalização de empresas e relacionadas com a manutenção preventiva são as seguintes:

Internet das Coisas

Estamos a falar de dispositivos conectados que capturam e emitem dados em tempo real sobre certas variáveis de interesse de um bem, neste caso, uma máquina.

Big Data

A análise destas grandes quantidades de dados de múltiplas fontes é o segundo passo e só é possível graças ao Big Data. O resultado é conhecer o comportamento natural das variáveis e ser capaz de aprender com esse comportamento.

Inteligência Artificial

A aprendizagem automática da relação causa-efeito das variáveis que definem o comportamento do bem é a parte final. Se a mudança de estado do bem pode ser prevista com base na mudança de estado das variáveis analisadas, automatizando a tomada de decisão utilizando um histórico, então é possível prever a manutenção.

Benefícios da manutenção preventiva no ambiente industrial

Industria 4.0 Empilhadores

O principal benefício desta técnica é, obviamente, a poupança de tempo e de custos da execução de uma reparação quando esta já ocorreu, mas está também relacionada com muitos outros benefícios.

  • Elevada fiabilidade
  • Peças sobresselentes mais baratas
  • Aumento da produtividade
  • Otimização do controlo do stock de peças sobressalentes
  • Redução ou quase eliminação do custo de oportunidade devido à não produção de peças sobressalentes


Não há dúvida que num ambiente de exigência máxima e em que é necessária flexibilidade, eliminar a rigidez e responder ao imediatismo exigido pelo mercado, poder ser ligado, digitalizado e prever qualquer alteração ou rutura nos materiais, é uma enorme vantagem competitiva.

Conteúdo patrocinado, produzido por Linde Material Handling