Sicurezza 2021 decorre na próxima semana em Milão

Notícias

Cibersegurança, novos paradigmas tecnológicos e desenvolvimento profissional: através de colaborações com organizações industriais, associações e meios de comunicação social. A SICUREZZA, na Fiera Milano, Itália, decorre na próxima semana e prepara-se para oferecer um programa de formação em “cultura de segurança”.

A integração e a digitalização revolucionaram completamente o panorama da segurança. Não só os produtos individuais já não existem, como as soluções, cada vez mais adaptadas às necessidades dos clientes e contextos específicos, estão a tornar-se parte de um ecossistema complexo que deve ser gerido e considerado como um todo. Um novo cenário que abre novas perspectivas aos profissionais de segurança, ao mesmo tempo que os confronta com novos desafios, exigindo novas competências.

É por isso que a SICUREZZA, a principal exposição da indústria em Itália e uma das mais importantes da Europa que se realiza na Fiera Milano de 22 a 24 de Novembro de 2021, está a enriquecer a sua oferta com um extenso programa de formação para profissionais.

O desenvolvimento contínuo é fundamental, especialmente para proteger os profissionais individuais a quem cada vez mais são atribuídas responsabilidades individuais, mas também para assegurar a qualidade dos produtos instalados, que só têm o seu melhor desempenho se forem geridos de forma adequada e hábil.

Desde a antecipação das tendências do mercado, passando por dicas técnicas e regulamentares, até às actualizações de produtos organizadas pelas próprias empresas expositoras, a formação oferecida irá melhorar os três dias da feira, com todos os eventos a partilharem um objectivo comum: prestar um sólido apoio aos operadores e desenvolver competências específicas. Em suma, formação para dar valor acrescentado aos que trabalham no sector.

A ARENA CIBERNÉTICA: DESTAQUES DO PROGRAMA

O grande desafio que todos os sectores terão de enfrentar nos próximos anos, para além da digitalização, é a segurança (física e digital) a fim de proteger os bens da empresa e salvaguardar a continuidade do negócio.

De facto, desde o início da pandemia, os ciberataques tornaram-se uma parte da vida quotidiana e são, naturalmente, uma questão urgente também para o mercado da segurança, onde as soluções são cada vez mais digitais e estão ligadas.

É por isso que a Cyber Arena está de regresso à SICUREZZA 2021, com um programa de formação e informação construído em torno das necessidades dos fabricantes, gestores de segurança e instaladores.

Produzido através de uma colaboração baseada na investigação entre a Business International-Fiera Milano Media, uma empresa do Grupo Fiera Milano, e criado com o objectivo de proporcionar uma visão alargada de cenários futuros, todos os dias a Cyber Arena acolherá Cyber Security Talks, reuniões com especialistas que partilham as suas perspectivas sobre as principais tendências do sector, e Cyber Security Tips, pequenas sessões de formação com conselhos e sugestões que podem ser imediatamente postas em prática.

A 22 de Novembro, será lançada uma palestra sobre as tendências da segurança cibernética: novas fronteiras na cibersegurança nacional, com uma entrevista com Nunzia Ciardi, Chefe do Serviço Postal e de Comunicações da Polícia Italiana, seguida de uma mesa redonda com os principais representantes públicos, privados e associativos.

A segunda palestra centrar-se-á nas técnicas de Cyber Security e OSINT: novas abordagens estratégicas à segurança, que hoje, com quase toda a informação disponível online, se tornam fundamentais tanto para organizações públicas como privadas.

O segundo dia irá discutir Cyber Security e Smart Working, lidando com novos métodos de trabalho remoto em segurança. Esta discussão fornecerá aos participantes uma lista de verificação para descobrir como defender o seu perímetro de segurança empresarial, que contramedidas adoptar, como melhorar a sua capacidade de resposta a ataques, como aumentar a consciência das ameaças e a importância de um comportamento adequado dos funcionários e administradores enquanto trabalham remotamente.

No mesmo dia, o futuro da segurança: será analisado o paradigma de segurança da convergência-cyber, com o debate centrado na necessidade de conhecer e compreender as questões críticas que a convergência tecnológica traz consigo, a fim de obter todas as vantagens, minimizando simultaneamente os riscos e adoptando medidas tecnológicas, arquitectónicas e processuais que sejam consistentes e proporcionais ao contexto e ao bem a proteger, quer seja material, imaterial ou humano.

Finalmente, no último dia do SICUREZZA 2021 haverá uma palestra sobre IOT Industrial, ICS e SCADA: o ecossistema de cibersegurança, desde os sistemas existentes até À cloud e Inteligência Artificial, que analisará políticas mínimas de gestão de riscos cibernéticos, especialmente para as empresas que operam no domínio da segurança (vigilância por vídeo, controlo de acesso, detecção de intrusão, cibernética).

Entretanto, as Dicas abordarão tópicos mais específicos e aprofundarão os aspectos técnicos com estudos de casos de sucesso e fracasso. Os tópicos cobertos por estas “pílulas” de aprendizagem incluem The Essential Toolkit for Cyber Security Managers (programado para o primeiro dia), Implementing a Cybersecurity Strategy in 30 Minutes (realizado no segundo dia) e Hacker trends: como proteger a sua infra-estrutura (programado para o último dia).

O evento Professionalism and Qualifications for Security Systems Installers to protect the market: the inter-associative process results and future ideas a 24 de Novembro irá focar-se no state of the art de um projecto inter – associativo promovido pelas várias associações sectoriais.

Nos últimos meses, uma equipa conjunta UNI-CEI tem vindo a trabalhar na elaboração de uma norma para as operações de desenhadores, instaladores e técnicos de manutenção profissionais, identificando tarefas e actividades e os requisitos de conhecimento, competências, autonomia e responsabilidade, com o objectivo de criar uma “licença” para os profissionais de segurança. Os resultados do processo inter-associativo serão apresentados na Sicurezza 2021 e quaisquer desenvolvimentos futuros serão discutidos.

A questão da segurança nas instalações de cuidados de saúde é hoje em dia de grande actualidade. A 24 de Novembro, este será o tema da conferência ASSIV Security in Healthcare: security & safety for operators, users and facilities, na qual figuras de autoridade em matéria de segurança e cuidados de saúde discutirão a questão enquanto moderados por um importante professor universitário em segurança dos cuidados de saúde, a fim de trazer à tona os pontos altos e baixos de um contexto cuja protecção é vital para todo o país.

A Security Magazine viaja a Milão a convite da Fiera Milano.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.