Deloitte implementa em Portugal dois centros de excelência mundiais

Notícias

A Deloitte anunciou a criação de dois novos centros tecnológicos e de transformação digital em Portugal, os quais preveem a criação de 1.500 a 2.000 postos de trabalho nos próximos quatro anos.

Através desta aposta em Portugal, a Deloitte amplia a sua rede nacional de escritórios a novos distritos. Para além de Lisboa, Porto e Viseu, as equipas destes dois novos Centros de Excelência irão distribuir-se pelas cidades de Braga, Coimbra, Faro, Leiria e Setúbal.

Os dois novos centros globais da Deloitte – o Global Technology Solutions Centre of Excellence e o Global Telecom Networks Centre of Excellence – representam uma aposta da multinacional em Portugal, escolhido entre um grupo vasto de diferentes geografias.


São dois centros com atuação a nível mundial em diferentes áreas tecnológicas, em que os postos de trabalho criados se destinam ao desempenho de tarefas altamente qualificadas e diferenciadas, na medida em que os serviços a prestar a partir destes dois centros globais serão de alto valor acrescentado e com forte componente de inovação.

António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte em Portugal refere: “A captação destas operações para o nosso país representa uma oportunidade de desenvolvimento da oferta de serviços altamente diferenciados da Deloitte a partir de Portugal, contribuindo naturalmente também para o crescimento económico do nosso país. Estes Centros de Excelência estarão, maioritariamente, vocacionados para prestação de serviços a nível mundial, com particular foco nos mercados europeus e norte americanos. Um outro aspeto relevante a salientar é o facto de estes centros funcionarem de maneira integrada com outros centros da rede global da Deloitte, no que proporcionará acesso permanente a conhecimento de ponta e à tecnologia mais avançada”.


O perfil das pessoas a contratar é altamente qualificado, sendo objetivo recrutar profissionais com competências diferenciadas maioritariamente nas áreas de tecnologias de informação e de telecomunicações, existindo necessidade de recrutar profissionais de outras áreas de conhecimento que possam ajustar-se às necessidades específicas dos dois Centros de Excelência.

O Global Technology Solutions Centre of Excellence irá combinar a excelência dos profissionais portugueses com o know-how de outras geografias da Deloitte, entregando serviços de consultoria em inovação e implementação tecnológica e de transformação digital de operações complexas para todo o mundo.

O Centro terá essencialmente três grandes áreas de atuação:
i) desenho e conceptualização de soluções tecnológicas e de transformação digital;

ii) apoio na entrega e implementação de projetos complexos de implementação tecnológica e transformação digital;

iii) apoio na operação e gestão de plataformas tecnológicas de clientes a nível global.

O Global Telecom Networks Centre of Excellence irá centrar-se no desenho, implementação e operação de redes empresariais que respondam aos cada vez mais exigentes requisitos de negócio das empresas, fazendo para tal uso das tecnologias mais recentes como o 5G, WiFi 6, SD-WAN, entre outras.

Este Centro de Excelência terá inclusivamente o primeiro laboratório a
nível mundial da Deloitte destinado à prototipagem de soluções sectoriais baseadas em 5G.

Para além disso, terá associado também um centro de cibersegurança que prestará serviços de implementação e operação de plataformas de segurança cibernética para ajudar as organizações (inclusive as que operam à escala global) a mitigar e a combater riscos associados às suas operações. Este centro funcionará de maneira integrada com os outros centros de cibersegurança da Deloitte a nível mundial.