Medway reforça segurança com sistema de televisualização

Notícias

A empresa de transporte ferroviário Medway indicou recentemente que, após o acidente que matou um trabalhador no Porto de Leixões, se empenhou na implementação de melhorias na segurança, nomeadamente ao nível da visibilidade.

Segundo a agência Lusa, a falta de condições de segurança e supervisão da empresa potenciaram o acidente envolvendo um trabalhador, colhido mortalmente, em 2018, por uma locomotiva, durante manobras no Porto de Leixões, em Matosinhos, concluiu o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

“Após este acidente, a Medway empenhou-se escrupulosamente na aplicação de melhorias ao nível da segurança, tendo implementado, nas locomotivas da sua frota, nas quais os maquinistas têm menor visibilidade, sistemas de televisualização (semelhantes aos assistentes de estacionamento dos automóveis) para apoio ao maquinista na realização de manobras”, refere a empresa, em resposta escrita enviada à agência Lusa.

A Medway conta que também “estão a ser substituídos os faróis frontais das locomotivas por faróis LED, com maior iluminância, cumprindo com as regras standard previstas para o sector”.

O gestor da infra-estrutura, IP, também melhorou a iluminação do local e colocou passadiços, no seguimento do solicitado “diversas vezes” pela Medway, de forma a minimizar os riscos de acidente.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.