Projecto Prevent PCP quer prevenir ameaças numa rede de transportes públicos

Notícias Transportes

O projecto PREVENT PCP centra-se no aumento da segurança nos transportes públicos e áreas públicas nas suas proximidades através da aquisição de soluções tecnológicas inovadoras que permitirão a detecção automática atempada de itens potencialmente perigosos sem vigilância, a identificação e localização de perpetradores, e um sistema avançado de gestão de crises. O principal objectivo do projecto é estimular a inovação, permitir aos compradores orientar o desenvolvimento de uma solução rentável directamente para as suas necessidades.

O PREVENT PCP baseia-se nos resultados de cenários acordados em comum, abrangendo as questões críticas de segurança até à identificação detalhada do conjunto completo de necessidades de inovação, tanto a nível de processo como de tecnologia desafiada no PREVENT CSA.

O projecto conduzirá uma Aquisição Pré-Comercial faseada composta por:

Fase 1: Para finalizar o pacote de documentos de concurso já preparado no âmbito do PREVENT CSA;
Fase 2: Para implementar o concurso para serviços de investigação e desenvolvimento;
Fase 3: Conduzir o desenvolvimento competitivo dos protótipos seguindo os princípios PCP (fase de concepção, fase de integração & verificação técnica e fase de validação em ambiente real);
Fase 4: Consolidar os resultados da avaliação dos protótipos desenvolvidos, extrair conclusões e recomendações do processo de validação, e definir uma estratégia clara para a continuação da adopção de soluções.

Os protótipos desenvolvidos serão testados em ambiente operacional na vida real em 4 pilotos. O consórcio é também apoiado pelo Grupo do Observatório dos Utilizadores (UOG), composto por profissionais dos operadores de transportes públicos, autoridades de aplicação da lei, forças de segurança e compradores públicos. A duração do projecto é de 36 meses a partir de Setembro de 2021 até Agosto de 2024.

O PREVENT PCP está à procura de partes interessadas para se envolverem no projecto e fornecer feedback e contributos sobre o âmbito do projecto e os resultados previstos. Por conseguinte, o consórcio está a organizar a Consulta Aberta ao Mercado.

Os objectivos concretos da consulta do PREVENT-PCP são os seguintes:
1) Validar os resultados da análise do estado da arte e a viabilidade do conjunto de disposições técnicas e financeiras.
2) Sensibilizar a indústria para as próximas Aquisições Pré-Comerciais (PCP).
3) Recolher conhecimentos da indústria que possam ser utilizados para afinar as especificações do concurso.

O projecto PREVENT PCP envolve 13 compradores públicos de seis países da UE, que irão validar dois protótipos diferentes em quatro pilotos a realizar em França, Espanha, Portugal e Itália.

De Portugal, integra o projecto o Metropolitano de Lisboa.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.