Sites do governo da Ucrânia algo de ciberataque

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

Um ciberataque maciço avisou os ucranianos para “terem medo e esperarem o pior” atingiu os websites do governo na quinta-feira, deixando alguns websites inacessíveis na sexta-feira de manhã e levando Kyiv a abrir uma investigação.

“Ucraniano! Todos os seus dados pessoais foram carregados para a rede pública. Todos os dados no computador foram destruídos, é impossível restaurá-los”, disse uma mensagem visível nos sites do governo hackeados, escrita em ucraniano, russo e polaco.

“Toda a informação sobre si tornou-se pública, tenha medo e espere o pior. Isto é para o seu passado, presente e futuro”.

O ciberataque, que atingiu o ministério dos negócios estrangeiros, o gabinete de ministros e o conselho de segurança e defesa, entre outros, surgiu quando Kyiv e os seus aliados soaram o alarme sobre uma possível nova ofensiva militar russa contra a Ucrânia.

“É demasiado cedo para tirar conclusões, mas há um longo historial de ataques (cibernéticos) russos contra a Ucrânia no passado”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros à Reuters.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. A Rússia negou anteriormente ter estado por detrás dos ataques cibernéticos contra a Ucrânia.

Após conversações inconclusivas esta semana sobre segurança na Europa, os Estados Unidos advertiram na quinta-feira que a ameaça de uma invasão militar russa da Ucrânia era elevada.

A Rússia disse que o diálogo continuava, mas que estava a chegar a um beco sem saída ao tentar persuadir o Ocidente a impedir a Ucrânia de aderir à NATO e a fazer recuar décadas de expansão da aliança na Europa.

Comentando o ciberataque, um alto funcionário de segurança ucraniano disse à Reuters: “Todos os sujeitos da segurança cibernética estavam cientes de tais possíveis provocações por parte da Federação Russa. Por conseguinte, a resposta a estes incidentes é levada a cabo como habitualmente”.

O governo disse mais tarde que tinha restaurado a maioria dos sites afectados e que nenhum dado pessoal tinha sido roubado. Vários outros sites do governo foram suspensos para impedir que o ataque se espalhasse, afirmou.

As relações entre a Ucrânia e a Rússia entraram em colapso após a anexação da Crimeia por Moscovo em 2014.

Os Estados Unidos disseram na quinta-feira que a Rússia poderia estar a tentar criar um pretexto para lançar um novo ataque militar contra a Ucrânia, comparando a situação com as circunstâncias em 2014.

A Rússia alertou para possíveis “consequências catastróficas” se não houvesse acordo sobre aquilo a que o Kremlin chamou linhas vermelhas de segurança, mas disse que Moscovo não tinha desistido da diplomacia e que a iria mesmo acelerar.

A Ucrânia sofreu uma série de ataques cibernéticos desde 2014, que derrubaram as fontes de energia, congelaram as caixas de supermercado, e forçaram as autoridades a apoiar a moeda hryvnia após a queda dos sistemas informáticos dos bancos.

A Ucrânia acredita que os ataques fazem parte do que chama a “guerra híbrida” da Rússia contra a Ucrânia e os seus aliados.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.