Curso online prepara portugueses para os riscos de cibersegurança no seu dia-a-dia

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Enquanto utiliza o correio eletrónico está exposto a centenas de perigos, disfarçados de anexos e ligações. Distinguir riscos online na utilização do e-mail, aprender a detetar fraudes e garantir a proteção da sua informação após um ataque informático é o mote do curso online “Correio Electrónico: Principais Fraudes e Riscos”, disponível para todos os cidadãos na Plataforma NAU através de uma parceria com a MetaRed Portugal. A inscrição no curso é gratuita e pode ser feita no site https://nau.edu.pt/.

O curso “Correio Electrónico: Principais Fraudes e Riscos” é uma formação que surge num contexto em que dados mais recentes das autoridades policiais revelam que o cibercrime aumentou em 2021 em todo o mundo, incluindo Portugal, onde os sectores da educação e da saúde têm sido os alvos preferenciais.

O correio electrónico é uma ferramenta de comunicação imprescindível no dia-a-dia, mas tem vindo a tornar-se num dos meios mais utilizados pelo cibercrime. Face a este enquadramento, esta formação NAU pretende veicular conceitos e boas práticas na utilização do e-mail, nomeadamente na identificação e proteção sobre fraudes e riscos. 

O curso tem uma carga total de duas horas, incluindo a avaliação, e permite que cada utilizador faça o curso ao seu ritmo, a qualquer dia e hora que deseje, até ao dia 15 de dezembro de 2022.

O programa de formação é composto por seis módulos: “O correio electrónico como ferramenta”, “Tipos de fraude no correio electrónico”, “Detecção de mensagens fraudulentas”, “Outros riscos derivados da sua utilização” e “Referências e Avaliação”.

A plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância para grandes audiências, dinamizado pela Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.