SICUR Resilience entrega prémio “Mulheres e Inovação em Segurança”

Notícias

A SICUR, a Exposição Internacional de Segurança, organizada pela IFEMA MADRID de 22 a 25 de Fevereiro, acolheu a atribuição do 1º Prémio PESI “Mulheres e Inovação em Segurança”, no âmbito do seu espaço SICUR RESILIENCE.

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se após a assembleia do PESI (Plataforma Tecnológica Espanhola de Segurança Industrial), numa cerimónia presidida por Marian Ferre, da AEI (Agência Estatal de Investigação do Ministério da Ciência e Inovação), e José Manuel Prieto, Director-Geral Adjunto para a Qualidade e Segurança Industrial da Direcção Geral da Indústria e Pequenas e Médias Empresas (da MINCOTUR).

O Presidente e os membros do Conselho de Administração do Comité Consultivo PESI apresentaram a cerimónia de entrega de prémios da primeira edição dos prémios, que se realizou no contexto das actividades do espaço SICUR RESILIENCE, organizado em colaboração com PESI (Congresso e Assembleia S2R) na quinta-feira 24 de Fevereiro.

Das 12 mulheres premiadas, quatro eram da esfera institucional, uma da esfera associativa, seis das categorias técnicas e uma da esfera internacional. Além disso, foi atribuído um Prémio Especial de Realização de Carreira.

Os vencedores do prémio

Na categoria institucional, o prémio foi atribuído a Maite Boyero, do CDTI (Centro para o Desenvolvimento da Tecnologia Industrial); Rosa Díaz Moles, do INCIBE (Instituto Nacional de Cibersegurança); María Ángeles Ferre González, da AEI (Agência Estatal de Investigação, Ministério da Ciência e Inovação); e María Jesús Otero Aparicio, do INSST (Instituto Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, Ministério do Trabalho e Economia Social). Na secção de Associações, Benilde Serrano Saiz, da SESST-SCMST (Sociedade Espanhola para a Saúde e Segurança no Trabalho, e da Sociedade Castelhana de Medicina e Segurança no Trabalho).

Na categoria dos Profissionais, existiam quatro categorias. O prémio na categoria Cultura Preventiva foi para Elena Sanjoaquín Benavente, do Instituto de Tecnologia de Aragão ITAINNOVA; o prémio de Saúde Ocupacional foi para Inés García Alcázar, da Adif-RENFE; o Prémio de Safety foi para Mª Jesús Ibáñez García, do ITC (Instituto de Tecnologia Cerâmica da Universidade Jaume I); o Prémio de Security foi para Ana Borredá, da Fundação Borreda; o Prémio de Cibersegurança foi para Ana Ayerbe Fernández-Cuesta, da Tecnalia; e o Prémio de I&D foi para Pepa Sedó Sanromà, da Eurecat. O Prémio Internacional foi entregue a Maria Luisa Rodríguez Montalvo, de Workgate, Itália. Além disso, foi atribuído um Prémio Especial de Trajectória Profissional a Mari Carmen Vicente Vicente, da AEI (Agência Estatal de Investigação, MICINN).

Critérios de selecção

Os critérios de selecção para esta primeira edição dos Prémios PESI “Mulheres e Inovação em Segurança” foram estabelecidos com base em 6 categorias de prática profissional e experiência no campo empresarial: Cultura Preventiva e PRL, Saúde e Bem-Estar no Trabalho, Segurança Industrial (Segurança 4.0 e Digitalização), Segurança Empresarial, Ciber-segurança, e Investigação.

O Comité de Prémios, composto por todos os membros da Direcção e coordenadores dos Grupos e Subgrupos de Trabalho, e pelos membros do Comité Consultivo (24 pessoas), propôs todas aquelas mulheres que consideravam ter-se destacado pela sua carreira profissional em relação à Segurança nas suas diferentes facetas, com especial atenção a possíveis contribuições inovadoras e à sua colaboração nas diferentes actividades do PESI nos últimos anos. Do grupo inicialmente proposto, foi seleccionada uma lista final de 30 mulheres, entre as quais as 12 mais destacadas foram votadas.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.