SST: Divulgado resultado de inquérito europeu sobre riscos novos e emergentes

Notícias

O relatório europeu sobre riscos novos e emergentes foi recentemente divulgado. Este relatório avalia os principais riscos para a saúde e segurança no trabalho no sector da saúde humana e acção social na Europa, incluindo os riscos relacionados com a COVID-19.

O relatório analisa os dados das três vagas do Inquérito Europeu às Empresas sobre Riscos Novos e Emergentes (ESENER). Esta análise é complementada por entrevistas com peritos reputados em matéria de saúde e segurança no trabalho (SST) e partes interessadas do sector.

Fornece uma visão global das tendências nas áreas de gestão da SST, com particular incidência nos riscos psicossociais e ergonómicos, nos motores e entraves para a gestão da SST no setor e na participação dos trabalhadores na SST.

O relatório apresenta as conclusões para o sector, fornecendo uma comparação entre os países europeus e com outros sectores. Com base nas análises e conclusões, são também fornecidos pontos de aprendizagem para melhorar a SST no sector.  

O sector europeu das actividades de saúde humana e trabalho social é um sector chave para garantir a saúde e o bem-estar dos cidadãos europeus, incluindo a sua força de trabalho.

O sector de actividades é um dos maiores da Europa, empregando cerca de 11% dos trabalhadores da União Europeia, de acordo com os números de 2020 do Eurostat.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.