Metro de Madrid reforça cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias Transportes

O Centro de Tecnologias de Informação do Metro de Madrid e o Centro de Continuidade de Serviços da cidade espanhola vão renovar o equipamento de rede de comunicações. O projecto tem um orçamento total de 2,89 milhões de euros e permitirá aumentar a qualidade de serviço aos passageiros.

Uma das partes do projecto abrange a modernização da electrónica de comunicações e inclui o fornecimento e instalação de comutadores e transceptores para aumentar a largura de banda para os Centros de Processamento de Dados CTI e CCS suburbanos, bem como a sua integração na plataforma centralizada conhecida como Metro cloud.

Inclui também a instalação de uma consola para a gestão centralizada de firewalls e dois servidores de sincronização de tempo e tarefas de cablagem, tanto de fibra óptica como de cobre, para o novo equipamento, bem como a remoção da cablagem estruturada e remendo nos quatro principais Centros de Processamento de Dados.

O projecto inclui ainda ferramentas de segurança de rede e inclui o fornecimento, implementação e colocação em funcionamento de novas soluções que fornecem informações sobre o tráfego que circula na rede subterrânea para a detecção, prevenção e resposta a ataques, incidentes ou intrusões que possam ocorrer nas infra-estruturas e sistemas da empresa.

O objectivo é modernizar o equipamento e fornecer as novas ferramentas de análise e controlo necessárias para melhorar a cibersegurança da rede e o serviço que o Metro de Madrid fornece aos passageiros. O contrato validado será co-financiado a 50% pela Comunidade do Programa Operacional Feder de Madrid.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.