“Não há evidência” que dados pessoais de clientes da Sonae MC tenham sido afectados

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Sonae MC foi vítima de um ataque informático no passado dia 30 de Março. A empresa destaca, num comunicado enviado hoje às redacções, que conseguiu “sempre garantir o normal funcionamento dos serviços fundamentais das lojas e as funcionalidades do cartão Continente físico”.

Mais adianta que conta retomar “muito em breve” a app Cartão Continente e algumas das suas funcionalidades, assim como o continente.pt e a wells.pt. Além disso reitera a manutenção da operacionalidade de todas as lojas.

A empresa está a trabalhar em “estreita articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança para evitar novos ataques desta natureza”.

As equipas “estão arduamente focadas em reabrir os sistemas que foram desligados por opção da MC, por forma a garantir a segurança dos dados e respectivas investigações”.

No seguimento deste ataque, a empresa destaca que “não há evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido afectados”. Uma constatação que decorre, como aponta, “do profundo trabalho forense que tem vindo a ser realizado nos últimos dias”.

Os dados bancários associados ao serviço Continente Pay, continente.pt, wells.pt não estão nos sistemas MC, “pelo que esta informação não foi, de todo, comprometida, uma vez que é do domínio único e exclusivo das entidades financeiras”.

A empresa agradece a colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes que “se solidarizaram com a empresa perante este ataque”.

Como conclui, a “MC está a trabalhar com as autoridades nacionais e internacionais para se identificar e punir responsáveis por este acto criminoso”.


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