ANAC Brasil recebe kits para detecção de explosivos e armas de fogo em aeroportos

Notícias

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil recebeu um conjunto de kits de testes de detecção de explosivos, armas de fogo e outros itens com acesso proibido às áreas restritas de aeroportos, doados à Agência pelo Transportation Security Administration (TSA), órgão norte-americano componente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Ao todo, a doação totaliza meia tonelada em equipamentos a serem utilizados para a aferição do nível de segurança nos aeroportos do país.

Os equipamentos contribuirão para a renovação e o aumento da disponibilidade de materiais utilizados pelas equipas de servidores da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) e dos núcleos regionais de Aviação Civil (Nuracs) na realização das actividades de testes relacionados à Segurança da Aviação civil contra Actos de Interferência Ilícita (AVSEC).

No intuito de aumentar a qualidade da segurança em nível nacional e internacional, os testes consistem em simulações de actos de interferência ilícitas em operadores aéreos e de aeródromos para diagnóstico e melhoria de desempenho na inspecção de passageiros e bagagens de mão e no controlo de acesso de pessoas e veículos a outras áreas restritas de segurança (ARS), além da verificação de outros procedimentos de segurança estabelecidos nos regulamentos brasileiros de Aviação Civil nº 107 e nº 108.

“A aviação deve ser vista como uma grande teia de cooperação e essa parceria com o TSA representa ganhos para o transporte aéreo internacional”, afirmou o director-presidente da ANAC, Juliano Noman. Para a adida do TSA no Brasil, Tere Franceschi, a doação dos kits de testes à Agência brasileira é resultado de uma longa parceria. “Quando melhora a segurança num aeroporto, melhora a segurança de maneira global”, avaliou.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.