Divulgado terceiro inquérito europeu às empresas sobre Riscos Novos e Emergentes

Notícias Segurança no Trabalho

O recente relatório ESENER 2019 apresenta as principais conclusões de um estudo sobre a gestão dos riscos psicossociais nos locais de trabalho europeus. Baseia-se em dados qualitativos provenientes de entrevistas em micro e pequenas empresas (MPE) na Dinamarca, Alemanha, Espanha, Croácia, Países Baixos e Polónia, todas elas participantes no Terceiro Inquérito Europeu às Empresas sobre Riscos Novos e Emergentes (ESENER 2019).

Este relatório fornece informações que ajudam a explorar as formas de organização da gestão dos riscos psicossociais nas MPE, conforme comunicado por gestores e trabalhadores. Contribui para uma melhor compreensão dos factores em jogo no que respeita ao contexto em que as empresas operam, incluindo o contexto nacional, os factores económicos e as questões relacionadas com o emprego.

O estudo confirma as conclusões do ESENER 2019, que revelam uma maior flexibilidade na forma como os trabalhadores organizam as suas tarefas e horas de trabalho como a principal forma de prevenir os riscos psicossociais, abordando igualmente o impacto da pandemia de COVID-19, conforme comunicado nas entrevistas realizadas em vários de locais de trabalho.

Veja o gráfico aqui

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.