ISCTE integra rede nacional CSIRT

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa passou a integrar, desde Março, a rede nacional CSIRT (Computer Security Incidente Response Team), através do seu Security Operations Center.

O serviço de SOC do ISCTE não só é responsável pela implementação contínua das políticas e processos de monitorização dos Incidentes de Segurança da Informação na infraestrutura do ISCTE e nos seus componentes, mas também pela implementação e manutenção de mecanismos de detecção em tempo-real e dos procedimentos de resposta aos mesmos.

O serviço de SOC do ISCTE é a entidade interna que deve servir de ponto de contacto para todas as comunicações com CSIRT de outras organizações ou instituições e é também responsável por acompanhar o ciclo de vida de todos os Incidentes reportados pelos mesmos, e que estejam dentro do âmbito do instituto.

A cibersegurança é uma preocupação do ISCTE, o qual se associou à iniciativa de “Sensibilização em Cibersegurança” nas Instituições de Ensino Superior (IES), um projecto de colaboração entre a Rede Colaborativa MetaRed e o Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE).

Neste momento, a rede nacional CSIRT conta com 53 entidades das mais diversas áreas e sectores.

As CSIRTs trocam informação de segurança relevante entre si. Sempre que, no decurso das suas actividades de gestão de incidentes, uma CSIRT tomar conhecimento que outros membros da Rede e/ou as suas respectivas comunidades estejam a ser ou possam vir a ser afectadas por um qualquer incidente, é dever dessa CSIRT informar os membros da Rede implicados. 

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.