EU-OSHA publica relatório sobre IA, robótica e automação de tarefas no trabalho

Notícias Segurança no Trabalho

A automação no local de trabalho está a aumentar. Embora os avanços tecnológicos estejam a abrir novas oportunidades, também oferecem novos desafios para o futuro da segurança e saúde no trabalho (SST).

No âmbito do seu programa de investigação de 4 anos sobre digitalização, a
EU-OSHA publicou um relatório inicial para analisar tipos e definições de Inteligência artificial (IA) e robótica avançada para a automação de tarefas
no trabalho.

O relatório também identifica utilizações actuais e potenciais entre setores e tarefas, desde robôs industriais e de armazenamento, ao software de IA no sector dos cuidados de saúde e oferece uma perspectiva das políticas e estratégias, a nível da UE e nacional.

Os sistemas baseados na IA e a robótica avançada estão a transformar a forma como o trabalho humano é concebido e realizado. Esses sistemas que podem ser incorporados (por exemplo, a robótica) ou não incorporados (por exemplo, aplicações inteligentes) são ativados para executar ações – com um certo nível de autonomia – com vista à realização de tarefas físicas ou cognitivas e ao alcance de metas específicas.

Isto tem implicações positivas importantes, não apenas em termos da produtividade das empresas, mas também ao nível da SST. Por exemplo, os trabalhadores podem ser retirados de ambientes perigosos ou impedidos de realizar tarefas perigosas, e a carga de trabalho pode ser optimizada. Esses sistemas são capazes de realizar tarefas repetitivas não criativas ou de alto risco, que estão associadas a uma série de riscos para a SST tradicionais e emergentes, deixando as tarefas produtivas e de baixo risco ou até a criação de conteúdos criativos para os trabalhadores.

Não obstante, existem vários desafios para a SST relativos à utilização destes sistemas baseados em IA no local de trabalho, que têm origem essencialmente na interação desses sistemas com os trabalhadores, como embates inesperados, confiança excessiva, entre outros, mas também no que diz respeito a espetos psicossociais e organizacionais, e que devem ser abordados.

A investigação nesta área identifica e discute as oportunidades, bem como os desafios e os riscos associados com a utilização de robótica avançada e sistemas baseados em IA para a automação de tarefas físicas e cognitivas, destacando uma série de problemas adicionais, incluindo a interação homem-máquina e a confiança.

Para um olhar aprofundado, leia o relatório e o resumo Robótica avançada, inteligência artificial e automação de tarefas: definições, utilizações, políticas e estratégias, e saúde e segurança no trabalho

Um relatório de políticas apresenta uma taxonomia da robótica avançada e sistemas baseados em IA que podem ser utilizados nos locais de trabalho, com base numa abordagem de tarefas, para estruturar e avaliar oportunidades e desafios em matéria de SST.

Para uma visão geral do projeto, consulte a apresentação em PowerPoint

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine