Securitas Direct: “A Central de Recepção de Alarmes é o coração da empresa”

Notícias Segurança Electrónica

Em 2021, os operadores da Central Receptora de Alarmes da Securitas Direct responderam a mais de 2,5 milhões de alertas de alarme, o que representa uma média diária de 7000 disparos diários. Em coordenação com a polícia e os serviços de emergência, a Securitas Direct detectou e geriu de 1900 intrusões e tentativas de intrusão e mais de 700 casos de emergência. Quanto às intervenções de piquete de verificação de incidentes, foram registadas 17.800 intervenções. 

Este é o balanço da actividade realizada na sua CRA, onde operam 70 especialistas de segurança, 24 horas por dia, 365 dias por ano, garantindo a protecção dos 170.000 clientes da empresa em Portugal.

Luís Quintino, Director de Operações da Securitas Direct em Portugal, refere que “a CRA é o coração da empresa, pois é onde um conjunto de pessoas trabalha para assegurar a protecção dos clientes, 24/7. Esta é sem dúvida a vantagem competitiva da Securitas Direct, pois para além de termos a melhor tecnologia, dispomos também da melhor equipa que acompanha os nossos clientes, sinais quando mais precisam. É um privilégio servir a segurança dos portugueses.” 

O protocolo de verificação

Uma vez recebido o primeiro sinal, a equipa de operadores da Central Recetora de Alarmes procede, de acordo com os regulamentos de segurança privada, à sua verificação, que pode ser realizada por várias sequências de disparos de alarme, imagem, voz, ações complementares e até mesmo deslocando um segurança ao local.  Após a confirmação do alarme recebido, é determinada a veracidade da situação e classificado o nível de perigo, momento em que a polícia ou os serviços de emergência são notificados e o cliente é alertado e acompanhado até que o incidente seja resolvido.

Rede exclusiva ATN

A Securitas Direct dispõe de tecnologia de transmissão de sinais, o que significa que os mais de 170 000 dispositivos que possui instalados nos seus clientes estão em contacto permanente com a CRA através de um canal de transmissão duplo: a rede GSM (telefonia móvel) e a RTA (Rede de Transmissão de Alarmes).

Esta rede é totalmente independente das redes móveis existentes, o que permite o desenvolvimento de sistemas de protecção exclusivos anti inibição.

Este é um sistema que tem mais de 250 antenas distribuídas por todo o território português. De acordo com a empresa, “a Securitas Direct é a única empresa em Portugal autorizada a utilizar esta rede para fins de segurança”. 

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.