Tribunal Constitucional espanhol reforça segurança dos dados com Synology

Cibersegurança e InfoSec Notícias

O Tribunal Constitucional espanhol foi confrontado com a necessidade de renovar os seus sistemas de armazenamento dado o crescimento progressivo do número de cópias de segurança e o armazenamento necessário dos diferentes PCs e servidores nos departamentos que compõem este órgão judicial.

Este aumento deveu-se à constante digitalização de documentos jurídicos, processos judiciais e documentos que exigem os mais elevados padrões de protecção sumária e documental.

Além disso, na sequência da pandemia de Covid-19 em 2020, que obrigou a um bloqueio nacional e ao teletrabalho, o Tribunal Constitucional implementou a utilização da videoconferência para realizar julgamentos orais que seriam gravados e arquivados, o que reduziu ainda mais a capacidade de armazenamento disponível e a largura de banda da sua infra-estrutura informática.

Confrontado com este rápido aumento do volume de dados e backups necessários, o departamento de sistemas do Tribunal Constitucional foi confrontado com o desafio de melhorar a eficiência do armazenamento com uma nova infra-estrutura de TI que não só seria escalável no futuro, como também conseguiria reduzir o impacto sobre os dados e o consumo de armazenamento, optimizando ao mesmo tempo a largura de banda.

Confrontado com os novos requisitos de armazenamento enfrentados pelo Tribunal Constitucional para arquivar um maior volume de dados, consistindo em processos judiciais, material audiovisual, documentos administrativos e PCs, máquinas virtuais e maior retenção de cópias de segurança, o Tribunal Constitucional recorreu à Synology.

O Tribunal Constitucional, que já tinha algum equipamento Synology na sua infra-estrutura anterior, reorganizou e comprou um novo NAS Synology para expandir, maximizar e optimizar o desempenho da sua organização de modo a poder aumentar a capacidade de processamento de dados.

O Tribunal Constitucional começou a utilizar quatro unidades RS4017xs+, duas delas em alta disponibilidade para armazenamento iSCSI, para sistemas de ficheiros e para backups como centro de backup de um cluster Hyper-V, onde as máquinas virtuais da instituição são armazenadas com o Backup Activo para Empresas.

Para o armazenamento de software, suportes e PC administrativos de cópia de segurança, utilizam um RS2414+ no DPC principal que é sincronizado com rsync para um RS2414+ no DPC de cópia de segurança num outro local.

Para assegurar um histórico de recuperação, é mantido um volume de backups antigos numa RS2415+ que são sincronizados com outra RS2415+ num outro local.

Além disso, a DS3612x, localizada na DPD secundária, permite-lhes fazer o backup dos servidores de ficheiros e dos computadores dos Juízes e Conselheiros e dos membros do Gabinete e do Secretariado Geral.

A infra-estrutura foi também expandida com três unidades RS4021xs+. Com dois deles, foi criado um cluster de alta disponibilidade e um terceiro RS4021xs+, alojado no DPC secundário, ligado via rsync para efectuar restaurações automáticas e sem assistência das cópias de segurança dos servidores e PCs do corpo judicial.

A esta nova infra-estrutura, o Tribunal Constitucional incorporou os discos Synology HAT5300 SATA HDD para armazenamento comercial até atingir 180 TB de capacidade bruta.

Finalmente, para maximizar a velocidade de cache, foram incorporados 3 cartões adaptadores M2D20 para SSDs SNVe M.2 de ranhura dupla e SSDs Synology SNV3500.

Vantagens
O Tribunal Constitucional conseguiu renovar o seu sistema de armazenamento de grande capacidade face à crescente procura de espaço que enfrentavam a um custo muito mais acessível do que as suas soluções anteriores, sem sacrificar a fiabilidade e o desempenho.

Além disso, o NAS da Synology forneceu uma solução abrangente tudo-em-um que combina o armazenamento em larga escala com as aplicações necessárias para executar tarefas de backup para salvaguardar os dados mais críticos.

Por um lado, o Backup Activo para Empresas permite à equipa de TI do Tribunal Constitucional maximizar a protecção numa base diária e sem custos através do backup de todos os seus servidores de ficheiros.

Como resultado, o Tribunal Constitucional gere agora backups de mais de 300 computadores de dois em dois dias e assegura uma política de retenção personalizada para versões mais antigas.

O Rsync oferece-lhes sincronizações de um NAS para outro simultaneamente em locais diferentes, obtendo protecção de dados contra desastres e acesso a dados em locais diferentes.

A combinação de 2 NAS Synology, permitiu-lhes configurar uma estratégia de dados de alta disponibilidade para assegurar que no caso de uma falha operacional do hardware do servidor activo, o servidor passivo possa entrar imediatamente em linha, mantendo o acesso ininterrupto aos dados.

Além disso, a Snapshot Replication fornece-lhes protecção de dados quase instantânea numa base programada de pastas partilhadas e dados LUN a serem replicados de um NAS de Synology para outro.

Os administradores de sistemas do Tribunal Constitucional reduziram grandemente os esforços da equipa de TI, pois para além de automatizar e gerir todos os processos de backup a partir de uma única solução, podem monitorizar a conclusão das tarefas de backup com alertas de e-mail e manter-se alerta com notificações e relatórios de estado.

Em Portugal: Agência Lusa aposta na Synology

Em Portugal, a agência de notícias Lusa apostou também nas ferramentas da Synology.

“As fotografias e vídeos tiradas pelos nossos jornalistas em todo o mundo são inestimáveis para nós, pelo que o nosso principal objectivo é mantê-los seguros a todo o custo. Graças à Snapshot Replication, a solução potente e pronta a usar da Synology, podemos facilmente sincronizar os 20GB de filmagens em bruto que geramos todos os dias para o nosso NAS Synology, assegurando que os nossos dados estão sempre protegidos e disponíveis. Além disso, a integração com o Active Directory ajudou-nos a atribuir correctamente permissões e privilégios à nossa equipa de jornalistas e editores”, diz Sérgio Fonseca, gestor de TI, LUSA – Agência de Noticias de Portugal.

Depois de cobrir um evento, o material obtido (fotos, vídeo, som e texto) não pode ser recuperado novamente e, por essa razão, a solução de armazenamento de que necessitava teve de oferecer redundância para proteger os seus ficheiros em segurança num local diferente.

Além disso, a unidade de armazenamento precisava de permitir o acesso remoto a partir de qualquer parte do mundo e de qualquer dispositivo, fornecendo assim um sistema de partilha rápida de informação entre os seus jornalistas, que por vezes eram obrigados a recorrer a dispositivos USB como ferramenta de partilha de ficheiros, o que não ajudava a manter os dados protegidos em segurança.

O modelo seleccionado foi a estação de estantes RS4017xs+ e instalação de uma unidade em Lisboa, que funciona como centro de armazenamento principal, e outra no Porto. Ambas as unidades estão ligadas a 10Gbps e as duas localizações estão ligadas a uma WAN privada com 200Mbps de largura de banda entre elas.

A Synology substituiu os dispositivos pessoais USB que anteriormente utilizavam para partilhar os seus dados e a File Station permite-lhes agora aceder aos seus ficheiros a partir de qualquer local e partilhá-los com outros membros da equipa, onde quer que se encontrem.

Além disso, File Station pode ser integrado com Active Directory e permite atribuir privilégios aos utilizadores ou grupos de utilizadores para garantir o acesso a todos os jornalistas para adicionar e indexar dados.

A LUSA conseguiu esta estrutura de trabalho eficiente com um esforço mínimo por parte da sua equipa de TI, uma vez que a configuração é muito simples e não requer conhecimentos técnicos avançados.

A LUSA criou uma tarefa de backup remoto fora do local utilizando a Snapshot Replication. Esta ferramenta de instantâneo permite à LUSA replicar dados do seu NAS central em Lisboa para a segunda unidade no Porto numa base nocturna programada, assegurando que o seu material permanece protegido e disponível no caso de uma catástrofe.

Não exigindo quase nenhum conhecimento técnico de gestão de armazenamento, a LUSA configurou o RS4017xs+ para começar.

Quanto à partilha de ficheiros, a integração sem falhas com o Active Directory facilitou à LUSA a atribuição de permissões e privilégios apropriados a jornalistas e editores. Assim que os jornalistas começaram a partilhar as suas filmagens em bruto, tanto foto como vídeo, para as pastas Synology, puderam afastar-se dos dispositivos USB, que não ofereciam qualquer segurança e eram propensos a falhas devido a um manuseamento incorrecto.

Anteriormente, os dispositivos USB não permitiam que os ficheiros digitais fossem disponibilizados aos editores ou a outros jornalistas. Agora, os editores e chefes de redacção podem aceder facilmente à matéria-prima criada pelos jornalistas, assegurando o acesso instantâneo a fotografias e vídeos. Mesmo os jornalistas no estrangeiro utilizando a ligação VPN da LUSA podem facilmente partilhar os seus dados, poupando a toda a equipa muito tempo graças à sincronização instantânea da File Station que lhes permite agilizar o processo de partilha dos seus ficheiros na LAN ou via VPN.

A LUSA gera normalmente 20GB de imagens e vídeos em bruto diariamente, e com a ferramenta Snapshot Replication, podem sincronizar os seus dois NAS Synology todas as noites e agendar alertas por e-mail para garantir o sucesso da cópia de segurança. A Snapshot Replication oferece uma protecção de dados praticamente instantânea numa base programada, assegurando que os dados em pastas partilhadas permanecem protegidos e acessíveis a todo o momento.

Além disso, a LUSA configurou o RAID 5 como o tipo de volume de armazenamento, dando-lhe a tranquilidade de uma redundância eficiente de dados entre as unidades de disco integradas.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.