MCG destaca a importância da cultura de segurança

Notícias Segurança no Trabalho

A MCG dedica-se ao desenvolvimento e produção de produtos baseados no metal. Localizada no Carregado, perto de Lisboa, a empresa fornece produtos, componentes e soluções a algumas das maiores fabricantes OEM e TIER 1 de automóveis e comboios do mundo.

A empresa tem um complexo industrial de 35.000m2, organizados em cinco unidades fabris. Com uma operação complexa, a segurança das suas instalações e colaboradores assume-se como uma prioridade.

Como aponta, “as pessoas e o seu comportamento são elementos fundamentais para que todo o Sistema de Gestão de Segurança consiga manter a sua estratégia coordenada de trabalho e evolução”.

Este ano o objetivo passa por alcançar a Certificação de Segurança pela norma NP ISO 45001:2018.

A MCG tem definido um plano de acção com todas as medidas necessárias para alcançar esta meta. Este assume-se como um marco estratégico para a empresa e que reforçará o seu compromisso principal: segurança primeiro.

Medidas implementadas

É neste ambiente de cooperação constante, assente em medidas concretas e ajustadas à realidade da empresa, que a empresa:

  • Distingue anualmente equipas com melhor desempenho em termos de Segurança (com base em auditorias realizadas ao longo do ano em todos os postos de trabalho).
  • Conduz regularmente inspecções a todas as máquinas e equipamentos.
  • Revê constantemente as avaliações de risco de cada posto de trabalho (para garantir que todos os colaboradores estão munidos dos EPIS adequados às tarefas diárias).
  • Reforça a formação certificada junto dos seus colaboradores.
  • Promove Diálogos de Segurança junto de todas as equipas como forma de integrar os temas de segurança nas suas rotinas.
  • Contrata serviços externos para monitorizar aspectos como conforto térmico, exposição a vibrações nos postos de trabalho e exposição a radiações ópticas.
  • Procede à consulta de todos os colaboradores sobre temas de SST para identificação de novos pontos de melhoria (e no cumprimento do disposto no artigo 18.º da Lei n.º 102/2009). Em 2021, 94% dos colaboradores consideraram que a MCG cumpre as obrigações em termos de Segurança e Saúde, com condições adequadas em cada posto de trabalho
  • Mantém um Programa de Saúde Ocupacional com consultas e exames, acompanhando o estado de saúde dos seus Colaboradores.
  • Mantém o investimento constante em Segurança e Saúde no trabalho. Desde 2018, este investimento superou os 1,3 milhões de euros.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.