Portugalenses Transportes reduz furtos de combustível com ferramenta baseada em Ajax

Notícias

A empresa Portugalenses Transportes foi fundada em 2002 como empresa transportadora na área do transporte rodoviário de carga geral, tanto a nível nacional como internacional. Em 2015, expandiu a sua actividade oferecendo serviços de trânsito, incluindo transporte marítimo e aéreo no seu portefólio. Actualmente, a empresa conta com uma frota de mais de 100 camiões, havendo a previsão de fechar o ano com 150 camiões, com saídas diárias para Itália, sul de França e Espanha, principalmente.

A empresa tinha como prinicpal desafio proteger os seus veículos contra o roubo de combustível e monitorizar o processo de reabastecimento.

O mercado dos transportes é altamente competitivo. O controlo dos custos e recursos é essencial para não pesar os resultados financeiros de uma empresa de transportes.

Confrontada com o aumento de roubos de combustível, a Portugalenses Transportes, Lda contactou a empresa de instalação de equipamentos de segurança profissionais Oliveira & Canha Lda, que desenvolveu uma solução à medida utilizando os sistemas da Ajax.

Proteger milhões de litros de combustível

O depósito de combustível de um camião é de 1.400 litros em média. Com 100 veículos, e o preço do combustível a flutuar cerca de 2 euros, os roubos regulares de combustível (até 10 por mês) custam à Portugalenses Transportes até 150.000 euros por ano.

A protecção dos tanques de combustível durante tempos de descanso dos motoristas, áreas de estacionamento, e postos de abastecimento e o controlo do processo de reabastecimento poderiam poupar este dinheiro.

Uma tampa personalizada do depósito de combustível com detector de abertura magnética incorporado


Para encontrar uma solução, a Portugalenses Transportes contratou com a Oliveira&Canha, uma empresa de serviços de segurança e instalação. O instalador desenvolveu e patenteou um tampão de depósito de combustível personalizado para evitar perdas.

Com um detector de abertura magnética incorporado – Ajax DoorProtect – esta tampa pode activar o Ajax StreetSiren e notificar instantaneamente o condutor e o centro de controlo da empresa sobre a abertura do depósito.

O novo dispositivo passou com sucesso em todos os testes de qualidade, considerando várias questões como a prevenção de perdas de combustível ou o isolamento do circuito electrónico.

“A Oliveira&Canha, Lda desenvolveu uma solução adaptada às nossas necessidades e implementou-a com a maior eficiência e profissionalismo, tornando-se um parceiro fiável e essencial no dia-a-dia da nossa empresa”, diz Luís Sousa, Gestor de Frota, Portugalenses Transportes.

Como funciona

Cada camião conta com um painel de controlo Ajax Hub (2G), conectado ao veículo com a placa de alimentação especial, a Ajax 12V PSU, e à central de monitorização da empresa, através da utilização de dados 2G. No caso de ocorrer um alarme, o painel de controlo ativa a sirene e envia notificações à app Ajax do telemóvel do motorista, caso este tenha acesso à app, e também ao software Ajax PRO Desktop da central de monitorização da Portugalenses Transportes, Lda.

Numa tampa do depósito de combustível numa estação de serviço, o motorista necessita desarmar o sistema com o comando Ajax SpaceControl ou através da app, e voltar a armá-lo, logo que tenha finalizado o reabastecimento, devido ao facto de o sistema ter de estar sempre armado. Desta forma, o processo fica registado. As notificações sobre o estado de segurança do hub transmitem-se instantaneamente em tempo real, uma vez que existe uma identificação de cada veículo no respetivo hub.

O sistema de segurança do veículo inclui a sirene de exterior Ajax StreetSiren. Até ao momento, a experiência demonstra que a ativação do alarme sonoro funciona como prevenção relativamente a este tipo de delito, tanto em áreas de descanso, como emáreas de estações de serviço.

“A Ajax tem sido a nossa escolha pela sua fiabilidade, relação preço/qualidade e facilidade de utilização. Desde o início da nossa relação com Ajax, temos assistido ao desenvolvimento contínuo de produtos com melhorias e actualizações constantes, aumentando a nossa confiança na marca Ajax. Graças à sua versatilidade, tem-nos permitido desenvolver soluções para os nossos clientes”. diz Miguel Oliveira, CEO, Oliveira&Canha, Lda

Resultados reais
A Portugalenses Transportes instalou sistemas de segurança Ajax em 60 camiões e incorpora agora esta solução na sua frota em crescimento.

Até agora, a empresa tem observado :

  • Aumento da segurança
  • Redução de custos
  • Mais controlo e eficiência

A monitorização e a segurança reduziram 90% dos furtos de combustível, poupando dinheiro suficiente para comprar um camião novinho em folha por ano. A solução implementada ajuda a empresa a realizar análises, o que proporciona à direcção o terreno para tomar decisões relevantes para o negócio.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.