Thales assina acordo com Sonae IM para aquisição da S21Sec e Excellium

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Thales anunciou ontem que assinou um acordo definitivo com a Sonae Investment Management (actual Bright Pixel Capital) para adquirir duas das principais empresas europeias de cibersegurança, a S21Sec e a Excellium, ambas pertencentes à holding Maxive Cybersecurity.

Esta aquisição complementará a carteira de cibersegurança da Thales, reforçando os seus serviços de detecção e resposta a incidentes (Centro de Operações de Segurança – SOC), bem como os serviços de consultoria, auditoria e integração.

“Trará uma vasta experiência industrial e uma base de clientes forte e diversificada de empresas industriais e fornecedores de infra-estruturas críticas, incluindo os sectores bancário e de serviços financeiros, bem como o governo e os serviços públicos, que representaram mais de 50% das suas receitas em 2021”, refere a empresa em comunicado.

Com 75% de colaboradores em nove locais em Espanha e Portugal, e 25% no Luxemburgo e na Bélgica, irá também expandir a pegada europeia de cibersegurança da Thales.

Com 549 empregados, as empresas S21Sec e Excellium geraram em conjunto 59 milhões de euros em vendas em 2021

A aquisição, por um valor empresarial de 120 milhões de euros, é um importante passo em frente para a Thales no dinâmico mercado de consultoria de cibersegurança e serviços geridos, que prevê um crescimento significativo entre 2020 e 2025.

Até 2022, Thales planeia contratar 11.000 pessoas em todo o mundo, incluindo 1.000 na área da cibersegurança.

A transacção está sujeita a aprovações regulamentares e outras condições habituais de encerramento e espera-se que seja concluída na segunda metade de 2022.

A Maxive Cybersecurity, a holding que agrega a S21sec e a Excellium, dois dos principais pure players de consultoria, integração e gestão de serviços de cibersegurança na Europa, foi formada em 2020 pela fusão, liderada pela Bright Pixel Capital, entre as empresas independentes S21sec e Excellium. A Maxive Cybersecurity fornece serviços de detecção e resposta a ataques de cibersegurança (Security Operations Centre – SOC), bem como serviços de consultoria, auditoria e integração para TI, OT e Cloud.

Para a Bright Pixel Capital, esta operação representa uma conquista importante na estratégia de construção de um MSSP, que foi iniciada em 2014 com a aquisição da S21sec e seguida por vários outros investimentos, incluindo a Excellium, em 2018.

Para a Thales e para a Maxive Cybersecurity, esta aquisição é um importante passo num mercado altamente dinâmico da consultoria e serviços de cibersegurança, que prevê um crescimento anual de aproximadamente 10%, entre 2020 e 2025.

“Como acionista maioritário da empresa, ajudámos a Maxive Cybersecurity a mais do que triplicar as suas receitas anuais, suportados na sua capacidade de inovação e especialização enquanto a ajudamos a tornar-se num dos principais MSSPs da Europa. A aquisição pela Thales é o reconhecimento deste trabalho excecional realizado por toda a equipa e o próximo passo lógico na jornada da Maxive. Estamos confiantes de que esta será uma grande oportunidade para fazer crescer ainda mais o negócio e as pessoas da Maxive.”, afirma Carlos Alberto Silva, Managing Partner da Bright Pixel Capital.

“A aquisição da Maxive Cybersecurity consolida a nossa liderança em cibersegurança no atual cenário de constante expansão das ameaças à segurança. Estamos entusiasmados em acolher a Maxive Cybersecurity e as equipas da S21sec e da Excellium para reforçar ainda mais as nossas capacidades globais em matéria de cibersegurança. Juntos seremos capazes de fornecer soluções que proporcionam um desempenho cada vez melhor aos nossos clientes.”, diz Philippe Keryer, Vice-Presidente Executivo, Estratégia, Investigação e Tecnologia da Thales.

“A aquisição da Maxive Cybersecurity pela Thales é o culminar perfeito da nossa jornada como empresa, acrescentando um valor muito relevante às capacidades de cibersegurança da Thales, ao mesmo tempo que oferece aos nossos clientes uma continuidade a longo prazo e competências melhoradas a todo o nosso portefólio. Gostaríamos de agradecer à Bright Pixel Capital pelo seu apoio ao longo dos últimos oito anos e aguardamos com expectativa a próxima fase da nossa viagem com a Thales.”, acrescenta Simon Church, CEO da Maxive Cybersecurity.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.