CERIS organiza webinars sobre preparação de cidadãos para o risco e reforço das capacidades socorristas

Notícias

Na sequência do anúncio feito em Março por ocasião do último evento da DRS, a CERIS (Comunidade Europeia de Investigação e Inovação para a Segurança) vai organizar de três seminários virtuais sucessivos nos dias 15-17 de Junho.

Estas reuniões estão principalmente centradas na recolha de projectos recentemente financiados (emitidos a partir da convocatória de 2020 do programa Horizonte Europa de Segurança Civil para a Sociedade) e na execução de projectos H2020 que têm estado activos no estabelecimento de clusters para o intercâmbio de informações e a criação de sinergias.

O objectivo é dar acesso a uma vasta audiência sobre as perspectivas do projecto à luz dos actuais desenvolvimentos da H2020. A este respeito, os projectos DRS serão individualmente convidados a participar nos eventos, que serão abertos a outros projectos (por exemplo, de desenvolvimento de capacidades) activos nas áreas abaixo indicadas:

  • 15 de Junho de 2022 (10-12h30) – Resiliência Societal – Projectos na área de “Maior Sensibilização e Preparação dos Cidadãos para o Risco”.
  • 16 de Junho de 2022 (10-12h30) – Reforço das Capacidades dos Socorristas – Projectos na área de “Apoio à Vida Pré-Hospitalar e Triagem”.
  • 17 de Junho de 2022 (10-12h30) – Projectos na área do CBRN-E, incluindo um relatório da Conferência de Lille e exercícios recentes

Os eventos serão baseados em painéis envolvendo uma mistura de novos (iniciados em 2021) e projectos actuais em torno das seguintes questões:

Ø Quais são os desafios mais prementes que devemos enfrentar de imediato nas suas respectivas áreas?

Ø Como podem as instituições europeias ajudar a colmatar as lacunas de conhecimento (dados, modelos, tecnologias, métodos) associadas à [Resiliência Societal / Tecnologias para os Primeiros Respondentes / CBRN-E]?

Ø Para além do(s) seu(s) próprio(s) projecto(s), há projectos e iniciativas interessantes com que se tenha deparado e que deseje que a comunidade [Societal Resilience / Technologies for First Responders / CBRN-E] esteja consciente?

Ø Que estratégias e/ou ferramentas devem ser adoptadas para permitir a preparação académica para a especialização em catástrofes?

Ø Como podem as instituições europeias ajudar a reduzir as lacunas de conhecimento entre decisores políticos, cientistas, PME/indústria, profissionais e cidadãos para alcançar um conhecimento colectivo?

Ø Como podem os cientistas, peritos em vulnerabilidade e corretores do conhecimento trabalhar em conjunto para ajudar a melhorar a consciência dos riscos e a tomada de decisões em torno de eventos multi-perigosos?

As discussões sobre normalização serão agendadas separadamente no âmbito de um evento conjunto DRS / SSRI agendado para Novembro.

De 14 a 16 de Setembro de 2022 realiza-se um evento DRS híbrido de três dias (reunião presencial & participação on-line) sobre as áreas sub-temáticas DRS (resiliência social, gestão do risco de catástrofes, tecnologias para os primeiros e segundos respondentes). Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.