Eaton sublinha a importância de UPSs concebidos para aplicações marítimas para proteger navios, tripulações e carga

Notícias

Para garantir a segurança do navio e da tripulação e para evitar os possíveis riscos decorrentes de uma avaria no fornecimento eléctrico, determinados sistemas do navio devem ser alimentados por sistemas de alimentação eléctrica ininterruptos ou UPSs, diz a Eaton.

Estas UPSs são alimentadas habitualmente a partir da rede eléctrica do navio mas, em caso de avaria, as suas baterias fornecem energia aos equipamentos conectados, até que a sua carga eléctrica esteja esgotada.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos atingiram quase todos os sectores de actividade.

É o caso da indústria marítima, com a incorporação progressiva em navios de diferentes equipamentos de comunicação, controlo e segurança.

“O sector marítimo tem características muito particulares, tanto para as condições ambientais em que opera, como para a sua necessidade de ter um fornecimento de electricidade altamente fiável, dado o isolamento que os navios normalmente experimentam durante grande parte da sua atividade.  Por todas estas razões, é essencial que tenham  UPSs especializadas de última geração e que tenham um bom serviço do fabricante a nível global”, diz Tiago Caneiras, Responsável de Vendas Segmento Data Center da Eaton em Portugal.

UPSs adaptadas às características do ambiente marítimo
Os sistemas de fornecimento de energia ininterruptos destinados à indústria marítima destinam-se a satisfazer as suas necessidades específicas, a resistir a ambientes severos no mar e a proteger as funções a bordo.

Além disso, e tendo em conta os requisitos atuais e futuros de sustentabilidade neste sector, as últimas gerações de UPS são capazes de oferecer até 40% dos custos operacionais, o que significa reduzir a pegada de carbono de um navio em uma quantidade equivalente a 400 barris de combustível por UPS.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.