Prémios de Segurança Pública da PSP atribuídos a 12 polícias

Notícias

O Prémio de Segurança Pública é atribuído aos polícias que, com grande risco pessoal no desempenho das suas funções, tenham enfrentado e resolvido com êxito ocorrências com contornos humanitárias, de delinquência ou criminalidade, demonstrando elevado espírito de missão e dedicação, com risco pessoal para a vida e para a sua integridade física foi recentemente atribuido pela ocasião do 115º aniversário da PSP.

Criado em 1988, este prémio já foi atribuído a 212 Polícias que se destacaram pela sua superior determinação e valentia.

Este ano, 12 Polícias foram galardoados e, como habitual, receberam o prémio na cerimónia pública que assinala o aniversário da PSP:

Agentes Principais Paulo Jorge Martins Mendonça e César Augusto Cabral Melo, do Comando Regional dos Açores:

No dia 14 de Agosto de 2021, quando se encontrava fora de serviço, o agente principal Mendonça avistou um cidadão, na parte exterior do tabuleiro de uma ponte com cerca de 100 metros de altura, que lhe pareceu preparar-se para atentar contra a própria vida, dispondo-se de imediato a tentar impedir esse desfecho.

“O cidadão, sempre que o N/Polícia tentava aproximar-se, ameaçava concretizar a sua intenção. Com o auxílio do agente principal Melo, que chegou entretanto ao local, conseguiram agarrá-lo e colocá-lo em segurança, não obstante a dificuldade e o perigo na abordagem, dado tratar-se de um local de muito difícil acesso”.

Agente Principal Gilberto Rodrigues Lopes, do Comando Regional da Madeira:

No dia 22 de Novembro de 2021 ao ter conhecimento que, momentos antes, no cais da vila da Ponta do Sol, um cidadão havia caído ao mar,” dirigiu-se de imediato para o local e constatou que a força contrária da corrente marítima dificultava o socorro da vítima, colocando-a em grave perigo”. Este polícia “avaliou rapidamente a situação e, com enorme determinação e serenidade face ao perigo, utilizando uma prancha, lançou-se à água e alcançou o cidadão, trazendo-o em segurança para terra”.

Agente Principal Luís Tiago Lameira Ezequiel, do Comando Distrital de Portalegre:

Este polícia, quando se encontrava de serviço no dia 5 de Fevereiro do presente ano, ao receber a informação que um suspeito se encontrava em desrespeito da medida de coacção judicial de afastamento da residência da sua antiga companheira e conhecendo o histórico de ameaças e agressões, dirigiu-se de imediato ao local.

“Perante os fortes indícios de que a vítima corria risco de vida, uma vez que se ouviam gritos desesperados de pedido de socorro vindos do interior, conseguiu entrar silenciosamente no interior da residência e deparou-se com a vítima ensanguentada e deitada de costas no chão, a ser atacada com recurso a uma faca. Numa açcão imediata e instintiva, o Agente Principal Ezequiel, com grande coragem, lançou-se contra o agressor, derrubou-o e desarmou-o, impedindo que que fossem desferidos mais golpes na vítima”.

Agente Principal Telmo Alexandre Tanganho Carvalho, do Comando Distrital de Leiria:

Após comunicação pelo n.º nacional de emergência, 112, na madrugada de 27 de Setembro de 2021, teve conhecimento que um jovem na sua residência em havia atentado contra a própria vida. Deslocou-se de imediato ao local, tendo apurado que a pessoa em apreço havia saído da residência em direcção à praia do Portinho da Areia Sul após a ingestão de diversas bebidas alcoólicas e automutilado com uma arma branca.

“Este polícia conseguiu detectar a localização da pessoa no areal e dirigiu-se-lhe, tendo este de imediato corrido em direção ao mar. Atendendo à situação e à possibilidade do jovem concretizar a sua intenção, o Agente Principal Carvalho entrou sem hesitação na água, conseguindo resgatá-lo em segurança de regresso ao areal”.

Agente Diogo Filipe Paulino Pimenta, do Comando Metropolitano de Lisboa:

No dia 2 de Abril de 2021, após ter conhecimento que um cidadão havia caído ao rio Tejo, este deslocou-se de imediato ao local. Apesar de já ser noite e a reduzida visibilidade, localizou o cidadão em perigo, que já se encontrava em dificuldade a cerca de 20 metros da margem.

“Sem hesitar lançou-se à agua e, não obstante as difíceis condições, alcançou a vítima, que já se encontrava incapacitada, devido à baixa temperatura da água e corrente do rio. Mantendo a tranquilidade necessária, resgatou-a para junto da margem, prestando o primeiro apoio até à chegada dos meios de socorro”.

Agente André Ferreira da Costa, do Comando Metropolitano de Lisboa:

Quando se encontrava de serviço, no dia 11 de Março do presente ano, recebeu informação sobre uma mordedura de cão num cidadão.

Aquando da sua chegada ao local juntamente com outros polícias, verificou um cidadão na posse de duas catanas, empunhando de forma ameaçadora, uma das armas.

Ao ser abordado, o cidadão demonstrou clara intenção de agredir os polícias. O Agente Costa, após aviso, usou a arma de fogo atingindo o suspeito na perna esquerda, fazendo cessar de imediato o ataque em curso e procedendo à sua detenção em segurança.

Agentes Eduardo Miguel Marques Almeida, Bárbara Vanessa dos Santos Lopes, João Diogo Silva Santos e João Paulo Conceição Filipe, todos do Comando Metropolitano de Lisboa:

A 12 de dezembro de 2021, em Oeiras, na sequência de informações sobre a deflagração de um incêndio deslocaram-se rapidamente ao local, apurando que se encontravam pessoas em dificuldades no interior do edifício. “Não obstante o risco para a própria vida, sem hesitar, os polícias entraram no edifício”.

A acção, ainda que dificultada por uma grade metálica que se encontrava trancada, elevada quantidade de fumo de fumo e grande carga térmica provocada pelas chamas, permitiu resgatar em segurança dois cidadãos.

Agente Fábio Micael Serra Guerra, do Comando Metropolitano de Lisboa (postumamente):

Na madrugada do dia 19 de Março, junto a um estabelecimento de diversão noturna, em Lisboa, acompanhado de outros Polícias, apesar de não se encontrar de serviço, decidiu intervir com o objectivo de fazer cessar agressões em curso entre um grupo de cidadãos. Na sequência da sua intervenção foi ele próprio vítima “de uma brutal agressão, que lhe tirou a vida”.

A família deste recebeu a Medalha de Ouro de Serviços Distintos e o Prémio de Segurança Pública.

Entregou o prémio o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, a convite do Director Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Manuel Augusto Magina da Silva.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.