EU-OSHA destaca esforços no cumprimento de objectivos de melhoria da SST na Europa

Notícias Segurança no Trabalho

No contexto da pandemia, a EU-OSHA, em colaboração com as partes interessadas, esforçou-se por executar o seu ambicioso programa de trabalho para 2021 e cumprir os objectivos de melhoria da segurança e da saúde no trabalho (SST) em toda a Europa.

A EU-OSHA recebeu “um amplo reconhecimento do Conselho de Administração pelo seu contributo para fazer face ao impacto da COVID-19 na SST”, refere em comunicado.

O Conselho de Administração também deu crédito à contribuição da EU-OSHA para os objectivos do Quadro Estratégico da UE para a Saúde e a Segurança no Trabalho, em conformidade com o seu Programa Estratégico Plurianual.

O relatório apresenta igualmente os resultados da investigação da EU-OSHA sobre a digitalização do trabalho, o seu contributo para a redução das lesões musculoesqueléticas (LME) e o desenvolvimento de estudos prospectivos.

As iniciativas importantes no âmbito do programa de trabalho de 2021 incluíram o desenvolvimento em curso de ferramentas interactivas de avaliação de riscos online (OiRA), os estudos de acompanhamento baseados em dados do ESENER, a campanha «Lighten the Load Healthy Workplaces (Locais de trabalho saudáveis: Aliviar a carga)» e o trabalho preparatório para um inquérito europeu sobre a exposição a agentes cancerígenos no local de trabalho, que visa contribuir para a luta contra o cancro como causa de mortes relacionadas com o trabalho.

Clique na hiperligação para aceder ao resumo e à infografia sobre os indicadores-chave de desempenho para 2021

Para um aprofundamento das conclusões, consulte o Relatório Anual de Atividades Consolidado de 2021 completo