A inovadora proteção contra colisões com estanterias

Conteúdo Patrocinado Notícias

A maioria dos danos em estanterias nos armazéns são provocados por equipamentos de movimentação de cargas. O operador deve dar a sua atenção exclusiva às paletes, sobretudo quando armazena e desarmazena produtos em níveis de estanterias superiores. Simultaneamente tem de ter em atenção a distância até à parte inferior da estanteria o que é muito desafiante. Muito frequentemente, o resultado são colisões e danos que afetam toda a estática da instalação da estanteria e que resultam em custos de reparação elevados. Para evitar estes riscos, muitas vezes são fixados dispositivos de proteção para suportes e estacas dispendiosos nos pilares das estanterias, que, com o passar do tempo, também sofrem danos de embate e não protegem as mercadorias armazenadas na zona inferior.

Uma solução consideravelmente mais eficiente é prover os equipamentos com o Rack Protection Sensor da Linde. A inovadora proteção contra colisões com estanterias substitui os olhos dos condutores ao nível do chão e trava o empilhador retrátil automaticamente, antes de colidir com a estanteria.

Desta forma, o sistema de assistência consegue evitar acidentes na sustentação dos pilares da estanteria e nas mercadorias armazenadas no solo, aumentar a segurança no armazém e reduzir os custos de reparação.

Ao mesmo tempo, o Rack Protection Sensor permite que o operador possa concentrar-se completamente em armazenar e desarmazenar com precisão, o que contribui para uma alta capacidade de movimentação de cargas.

A Linde contactou-me e perguntou-me se podia testar uma proteção contra colisões instalada no equipamento, para que o operador não possa embater diretamente na estrutura da estanteria e danificá-la com o braço de roda. Nós experimentámo-la e achamos que funcionava muito bem.

Manfred Martens, Gestor de operações do armazém de produtos acabados – Sopro Bauchemie, Wiesbaden

AS FUNCIONALIDADES DO RACK PROTECTION SENSOR NUM RELANCE

Sistema auxiliar de travagem inteligente

O Rack Protection Sensor ativa-se a partir de uma velocidade inferior a 5 km/h. O sensor reconhece obstáculos num raio de 5 m – sejam eles pilares de estanteria ou paletes armazenadas na zona inferior – e mede a distância até ao equipamento. Caso a velocidade do empilhador seja demasiado elevada relativamente à distância medida, o Rack Protection Sensor trava automaticamente o equipamento.


O operador de empilhador tem de armazenar um grande número de paletes no quarto nível e quanto olha para cima não tem nenhuma visibilidade para baixo. É assim que acontecem a maioria dos acidentes. Por isso, precisamos de um assistente que trave automaticamente o empilhador.

Khalil Miri, Gestor de armazém e Responsável pela segurança – RUG SEMIN GmbH, Langen

OS BENEFÍCIOS DO RACK PROTECTION SENSOR DA LINDE NUM RELANCE

SEGURANÇA

O Rack Protection Sensor contribui para uma condução segura na realização de manobras em grandes alturas de elevação.

RENTABILIDADE

O Rack Protection Sensor reduz os danos de embate e, consequentemente, os custos de reparação de sistemas de proteção das estanterias e a substituição de sistemas de armazenamento danificados. Pode ser reequipado em modelos mais antigos.

PRECISÃO

O sensor de distâncias com luz de polarização especializado funciona de forma precisa mesmo em condições de visibilidade difíceis e é bem visível.

DESEMPENHO

O Rack Protection Sensor apenas trava o equipamento, quando a velocidade do empilhador é muito elevada em relação à distância determinada. Desta forma, torna-se mais simples armazenar e desarmazenar ao mesmo tempo que permite ao equipamento ter uma condução mais livre.

Conteúdo patrocinado produzido por Linde Material Handling