Securitas desenvolve sistema de segurança para táxis em Madrid

Notícias

Em colaboração com várias associações e federações de táxis, a Securitas Seguridad España desenvolveu um sistema feito à medida para aumentar a segurança neste sector. Este sistema, que já está a ser implementado numa fase piloto em Madrid, inclui uma câmara a bordo ligada ao Centro de Operações Securitas para reforçar ainda mais a segurança num sector tão vulnerável a ataques.

A segurança tanto dos motoristas como dos passageiros continua a ser uma grande preocupação no sector dos táxis. Para enfrentar este desafio, a Securitas concebeu uma solução que não só previne ataques, mas também tem em conta acidentes, roubo de veículos, riscos de cibersegurança e, claro, segurança jurídica: a paz de espírito do cumprimento de todos os regulamentos de segurança privada, indústria e protecção de dados.

“Esta solução é outro exemplo do nosso compromisso contínuo com a inovação, para fornecer aos nossos clientes a melhor ferramenta que lhes permita antecipar ou resolver qualquer incidente. Para tal, partimos de dois aspectos fundamentais: trabalhar com o sector para compreender as suas necessidades e problemas, e considerar a segurança de forma integral, tendo em conta os diferentes riscos que afectam os táxis”, explica Rafael González del Río, Gestor de IoT da Securitas Seguridad España.

A solução Securitas Secure Taxi está ligada 24×7 ao Centro de Operações Securitas (SOC). O módulo de comunicação monitorizado 24 horas por dia permite aos operadores do SOC conhecer a situação no veículo e agir rapidamente, alertando as Forças de Segurança do Estado e/ou emergências, se necessário.

O sistema integra uma câmara a bordo que permite ao SOC observar em tempo real o que está a acontecer em caso de incidente, e recuperar a gravação das imagens se estas forem necessárias como prova; um botão de pânico para o condutor em caso de emergência; um sistema de escuta automática; um sistema de posicionamento permanente e comunicações móveis para que possa ser sempre geolocalizado; e um indicador LED de uso inibidor para avisar o condutor no caso de alguém tentar comprometer o sistema.

“O contacto constante com o nosso SOC significa que podemos oferecer aos profissionais de táxi algo fundamental, tal como paz de espírito e segurança no seu trabalho. Além disso, a experiência adquirida até agora mostra-nos que os clientes valorizam muito positivamente esta segurança acrescida nas suas viagens”, conclui Rafael González del Río.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.