Coverguard focada na inovação e crescimento

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Com mais de 70 anos de actividade, a Coverguard assume-se como “Safety Designer”, dedicada à criação, desenvolvimento e fabrico de produtos focados da protecção individual dos profissionais de diferentes sectores. São mais de 1.500 produtos (cerca de 10.000SKUs) disponibilizados pela Coverguard em mais de 100 países. Com foco nos Equipamentos de Protecção Individual (EPI), a empresa processa quase um milhão de linhas de encomenda. Em Portugal conta com mais de 70 clientes e três agentes que asseguram a cobertura de Norte a Sul. Em entrevista à Security Magazine, Morgane Lucas, communication manager da Coverguard, salienta que “o mercado de EPIs na Europa é bastante competitivo, com muitos «pesos pesados»”.

Security Magazine – Como surgiu a Coverguard e quais são as principais fases do seu desenvolvimento?

Morgane Lucas – Desde a sua criação nos anos 50, a Coverguard – que era então chamada Europrotection – desenvolveu-se fortemente em França e internacionalmente. Como uma empresa familiar, a  Coverguard viveu um grande ponto de viragem quando os fundadores entregaram a nova direcção em 2016. Desde então, a empresa passou de um modelo importador para o de um “Safety Designer”, ou seja, uma empresa que concebe, desenvolve e fabrica produtos diferenciadores, com uma marca de valor acrescentado e serviços logísticos de alta qualidade.  

Quanto à sua operação, como está organizado (onde está a sede e em termos de logística onde estão os nossos centros de distribuição na Europa)? Neste momento, a Coverguard exporta para quantos países?

A marca Coverguard está presente em mais de 100 países em todo o mundo através de nove filiais e uma rede dinâmica de agentes. A sede do grupo e o principal centro logístico estão localizados em França, a Norte de Lyon. Temos também outro armazém na Hungria para assegurar o abastecimento dos países da Europa de Leste. Desde 2021, possuímos também uma fábrica de luvas (fabrico e I&D), localizada perto de Xangai.

Qual é a capacidade de produção anual actual da Coverguard e quantos SKUs tem?

O nosso catálogo consiste actualmente em cerca de 1.500 produtos (cerca de 10.000 SKUs) nas seguintes categorias: protecção das mãos, pés, cabeça, corpo e queda. Processamos aproximadamente 905.000 linhas de encomenda por ano para 180 milhões de produtos vendidos.

A Coverguard está concentrada nos Equipamentos de Protecção Individual (EPI), como classifica este mercado em termos de desafios? Como é que os produtos Coverguard diferem dos principais concorrentes?

O mercado de EPI na Europa é bastante competitivo com muitos “pesos pesados”. A fim de nos diferenciarmos, tentamos ser eficientes em todos os elementos da cadeia de valor. Os nossos distribuidores escolhem-nos porque sabem que os nossos produtos não só satisfazem os requisitos das normas, como também têm uma boa aparência, são confortáveis e oferecem uma boa relação qualidade/preço.

O que é que a Coverguard oferece no mercado português de EPI? Actualmente, quantos parceiros/distribuidores representam a Coverguard em Portugal? Está aberto ao crescimento deste número?

Temos actualmente mais de 70 clientes em Portugal e este número continua a crescer todos os anos. Por esta razão, a Coverguard tem uma equipa de três agentes presentes para todos os nossos clientes: um no Norte, um no Centro e um no Sul, e o último que cuida de todo o país para os não-especialistas do EPI. Eles poderão guiá-lo através do nosso catálogo, aconselhá-lo e mostrar-lhe os nossos produtos.

Qual a importância da inovação neste negócio e em que forma se pode inovar? Como responde a Coverguard aos desafios da inovação, tendo em conta aspectos como a segurança do produto e do utilizador, a ergonomia, a durabilidade e o conforto?

A fim de sermos inovadores, fazemos questão de ouvir os nossos clientes e as necessidades dos utilizadores finais. Nos últimos anos têm surgido várias tendências no mercado europeu de EPI. Em primeiro lugar, o aparecimento de gamas de produtos cada vez mais amigos do ambiente: produtos feitos de materiais reciclados ou de origem biológica, produtos de material único que podem ser reciclados, eliminação de sub-embalagens, etc.

 Em segundo lugar, o conforto e o estilo estão a tornar-se cada vez mais importantes para os utilizadores e distribuidores; já não querem EPI que sejam simplesmente eficazes e que satisfaçam as normas europeias: procuram agora afirmar a sua personalidade na sua decisão de compra. A Coverguard tem em conta estes dois aspectos para oferecer cerca de 100 novos produtos por ano.

Que novos produtos podemos esperar no mercado para 2022 e 2023?

Em Setembro de 2022, iremos introduzir uma série de novos produtos, tais como a gama “CLAW” de calçado para todas as utilizações, com a nossa própria sola Coverguard, e a gama “MECHANICS” de luvas com um design marcante. No início do ano, também apresentámos uma nova bota BU, o capacete “PHOENIX”, que se está a tornar um dos nossos best-sellers, e uma gama multi-riscos completa.

Como planeia crescer em 2022 e que investimentos estão previstos para o futuro próximo?

Apesar do aumento dos preços das matérias-primas e de alguns problemas de abastecimento relacionados com a COVID, esperamos um crescimento orgânico contínuo, apoiado por operações de crescimento externo nos próximos anos. Em breve também iremos mudar para instalações novas, modernas e amigas do ambiente, com uma área de armazenamento ainda maior.

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