Você é Protagonista da sua série, não se demita desse papel

Notícias Opinião

Por Glaucia Freitas, psicóloga e couch

Viver é uma arte, a arte de viver!

Ser protagonista da série da sua vida, é criar as suas próprias temporadas, o seu roteiro, criar a sua felicidade, o seu caminho e ter a liberdade de ser quem você quer ser.

Se não estiver bem consigo mesmo não estará bem com ninguém. Então, é preciso ter autocuidado, amar-se e permitir ser amado, aceitar que merece ser feliz.

Não seja coadjuvante ou espectador passivo que espera que a vida traga o que você deseja, seja pró-ativo, vá em busca do que deseja, descubra que tem valor pessoal e sinta prazer.

Dizer não para o outro é dizer sim para você mesmo, não fique na sombra do outro e seja a sua própria luz. Não permita que o outro tire a sua paz, traga o outro para a sua paz.

E quando ouvir um “não” que sirva de estímulo para superação e aprendizado, na vida você ganha ou aprende. A competição é consigo mesmo, superar-se e reinventar-se, ser a sua melhor versão.

Pensar em fazer o que os outros fazem, querer agradar a todos, querer a provação e o reconhecimento dos outros, ser salvador, são características de é um padrão de comportamento tóxico.

Rotina cansativa, trabalho preocupante, frustração na vida pessoal, medo do futuro e desconforto diante de situações do dia a dia. Esses e outros fatores acumulados podem causar o estresse, uma sensação que provoca diversas alterações no organismo, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. O estresse é, na verdade, uma reação do organismo que se manifesta ao longo do tempo por causa de situações ameaçadoras.

Para reduzir o estresse e aumentar a proteção do corpo, é necessário procurar ajuda para tratar o problema e implementar uma série de mudanças de hábitos: necessidades básicas, dormir bem, se alimentar equilibradamente, beber água, higiene pessoal e do ambiente físico e fazer atividades físicas.

Mas além do estresse, existem outros fatores psicológicos que podem prejudicar o sistema imunológico. “A clássica tríade dos tempos modernos: ansiedade, pânico e depressão”.

A ansiedade surge quando você deixa de viver o presente e começa a projetar-se no futuro, o qual não existe e que é pura imaginação. Não crie filmes fictícios, quanto mais você se afasta da vida social, mais se afasta da realidade e cria filmes onde você também é um personagem fictício, ou seja você se afasta de quem você realmente é, o personagem principal.

As séries que assistimos e que nos marcam são as que tem emoção, aventura, desafios, superação, na série da vida não seria diferente, tudo isso para escrever as suas temporadas.

As grandes mudanças dependem de estarmos totalmente presentes para dissolver o passado.

É preciso usar a criatividade para as coisas boas, fique atento ao tempo do relógio, mas viva o aqui e agora. Criatividade é a inteligência se divertindo.

Com o ritmo de vida que temos hoje em dia é necessário perceber que a força nasce da resistência.

Permita ser a sua própria essência, ser autêntico e verdadeiro.

Você é protagonista da sua série, não se demita desse papel!