“A área de segurança assume uma importância central na estratégia da Rangel”

Conteúdo Premium Entrevistas Notícias Supply Chain

Com mais de 40 anos de actividade, a Rangel Logistics Solutions assume-se como um parceiro logístico global, com capacidade de integração de uma vasta gama de serviços de transporte e logística. Com uma dinâmica tão exigente, Filipe de Almeida, corporate security & loss prevention manager adianta à Security Magazine que a segurança tem uma importância central na estratégia do grupo, sendo o investimento em medidas de segurança considerado estratégico.

Security Magazine – Qual a importância que a segurança assume dentro da vossa organização (contemplando, a segurança das vossas pessoas, instalações/meios físicos e mercadorias de clientes)?

Filipe de Almeida – Consideramos que a área de segurança assume uma importância central na estratégia da Rangel, sendo que em 2015 foi criada uma Direcção dedicada à gestão de corporativa e transversal das áreas de Security & Loss Prevention. Desde então, tem vindo a ser desenvolvido um trabalho de fundo assumindo a segurança como um valor fundamental do negócio e um valor pessoal da Rangel.

 As medidas de segurança e protecção são encaradas como um investimento estratégico, com um retorno claro, não só através da redução de perdas e danos, como também, através da melhoria do serviço prestado e aumento da eficiência operacional.

O nosso departamento dedicado a esta área trabalha em grande proximidade com as áreas operacionais, de forma a localizar de forma rápida e eficiente qualquer mercadoria extraviada. Desta forma, é possível alcançar, não só a segurança das pessoas e instalações Rangel, mas também dos bens e mercadorias transportados.

Focando naquilo que são os vossos colaboradores, quais as vossas maiores preocupações em termos de segurança no que toca às operações de transporte, movimentação de cargas nas operações de armazenagem, carga e descarga?

O foco da Direcção de Corporate Security & Loss Prevention, no que toca aos colaboradores Rangel, está assente na prevenção e formação para desenvolvimento de um ambiente que potencie os comportamentos conformes e seguros, ao mesmo tempo que previna qualquer comportamento desviante das boas práticas.

Nesse sentido, a principal preocupação da Rangel é a monitorização das atividades desenvolvidas nas operações de transporte e de armazenagem, de forma a identificar, preventivamente, comportamentos com potencial de risco e desenvolver e implementar, atempadamente, medidas mitigadoras para os mesmos.

Que estratégias têm desenvolvido no sentido de minimizar potenciais incidentes no interior das vossas infra-estruturas (ex.: aposta sem sensibilização dos colaboradores; formação de condução segura de empilhadores; reforço de sinalização…)?

As ameaças estão em constante evolução, pelo que uma estratégia de protecção eficaz tem que estar assente nas melhores práticas de mercado e nos standards adotados.

A Rangel faz parte da TAPA (Transported Asset Protection Association) e tem vindo a replicar, para as suas instalações e operações de transporte, os standards TSR e FSR que definem as melhores práticas de protecção na área logística.

Adicionalmente, todas as novas plataformas e espaços estão a ser idealizados de acordo com os princípios da “ISO 22341:2021 – Security and resilience — Protective security”, sendo desta forma integrados no planeamento e design do site todos os componentes, desde análises de risco à sustentabilidade, resiliência e abordagem ecológica, que permitam a criação de um espaço que, naturalmente, propicie um ambiente mais seguro.

Na vossa perspectiva, como se consegue implementar uma verdadeira cultura de segurança dentro de uma organização cujo core business é a logística?

Na Rangel acreditamos que a segurança tem que ter uma perspectiva holística de todo o funcionamento da organização, com uma visão integral de todos os processos, de forma a poder, não só desenvolver acções estruturais, como também desenvolver medidas estruturantes. Assim, conseguimos assegurar a protecção de pessoas e bens em todas as etapas da cadeia logística. Isto só é possível se, efectivamente, a segurança for algo cultural, se fizer parte do fabrico da organização e for uma componente chave do seu ADN, sendo que um dos nossos lemas corporativos é “Somos todos Rangel, Somos todos Segurança”.

Nesse sentido, foi recentemente iniciado um processo de nomeação de “Security Ambassadors” em todas as plataformas e operações Rangel. São estes elementos que difundem junto das suas equipas os princípios de segurança e realizam um acompanhamento de proximidade, para que o cumprimento das normas não seja uma excepção, mas sim parte da maneira natural de agir de todas as equipas. Temos apostado no reforço positivo dos comportamentos exemplares e, inclusive, estamos já a registar uma reação muito favorável por parte de todas as equipas.

A Rangel é uma empresa com presença global que gere um portefólio diversificado de negócios na área dos transportes e logística. A organização é constituída por diversas linhas de negócio (Customs Broker, Road Freight, Air & Sea Freight, International Express, Express, Contract Logistics, Custom Critical e Feirexpo), com equipas dedicadas e especializadas, que conjugam uma oferta integrada de soluções logísticas globais, suportadas por um completo centro corporativo.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.