Auto-Estradas do Atlântico obtém certificação do sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Notícias Segurança no Trabalho

A Auto-Estradas do Atlântico, Concessões Rodoviárias de Portugal, S.A (AEA), empresa concessionária das autoestradas A8 e A15, na zona Oeste do País, obteve a 21 de Junho a certificação do seu Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho segundo a Norma ISO 45001, que se junta à certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade segundo a Norma ISO 9001, obtida em 2010.

Segundo Henrique Ferreira, gestor do sistema, em declarações ao site da APCER, “partiu do Conselho de Administração de AEA a decisão de submeter as práticas da empresa em sede de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) a um processo de certificação, como forma de as validar e desenvolver. E foi isso que veio a acontecer”.

A certificação obtida e o processo que levou à sua obtenção levou a que a “AEA melhorasse e sistematizasse as suas práticas em termos de SST, num processo que demorou menos de um ano e que permitiu que a AEA tenha agora um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho mais robusto”.

Realçar ainda que “continuamos a contar com o contributo da APCER, dos seus colaboradores e auditores, para a melhoria contínua dos nossos processos e procedimentos, e para o fortalecimento do nosso Sistema de Gestão Integrado”.

O Sistema de Gestão Integrado (Qualidade e Segurança e Saúde no Trabalho) da AEA visa assegurar, em permanência, boas condições:

  • de circulação e segurança rodoviária na rede de autoestradas;
  • de assistência e socorro em caso de avaria ou sinistro;
  • de apoio, de repouso, e comodidade nas suas áreas de serviço;
  • de atendimento cordial e de profissionalismo por parte de todos os colaboradores da empresa;
  • de retorno a todos os interessados na atividade da empresa.

Tendo por base estes objetivos, a AEA compromete-se ainda a eliminar perigos e reduzir riscos, a promover a consulta e participação dos trabalhadores, a cumprir os requisitos assumidos e a melhorar, de forma contínua, a eficácia do seu Sistema de Gestão Integrado.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.