Agência de cibersegurança americana alerta para riscos da era pós-quântica

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A CISA, agência do governo americano encarregada pela segurança da infra-estrutura e cibersegurança, convocou todas as organizações do país para iniciarem ou darem andamento aos preparativos para a era pós-quântica.

Segundo a agência, isto significa que até 1 de Janeiro de 2024 as organizações governamentais e de infra-estrutura crítica devem estar preparadas para adoptarem o novo padrão criptográfico pós-quântico que o NIST – Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia publicará este ano.

O alerta da CISA, publicado este mês, diz que embora ainda não exista tecnologia de computação quântica capaz de quebrar algoritmos de criptografia de chave pública nos padrões actuais, os Estados-nação e empresas privadas estão em busca activa de capacidades dos computadores quânticos. As consequências dessa nova tecnologia incluem ameaças aos actuais padrões criptográficos que asseguram a confidencialidade e integridade de dados e suportam os principais elementos de segurança da rede.

No documento intitulado “Preparing Critical Infrastructure for post-quantum cryptography” é explicado que o primeiro passo será fazer um inventário de sistemas de infra-estrutura crítica vulneráveis nas 55 funções críticas nacionais.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.