Equipa portuguesa participa no Cyber Security Challenge 2022

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

O Cyber Security Challenge 2022 é uma iniciativa promovida pela ENISA – Agência Europeia para a Cibersegurança, e este ano levará a jogo equipas oriundas de 33 países (28 europeus e 5 convidados), compostas por 10 jovens talentos nacionais representando as cores do seu país.

Esta competição que se poderá qualificar como a mais importante competição deste tipo na Europa, visa não só promover a identificação de talentos em cibersegurança, como também, a cooperação e sentido de comunidade. 

Com este desígnio, ao longo de três dias, as equipas serão desafiadas a resolver problemas relacionados com a segurança informática em vários domínios, tais como, a segurança na web, segurança móvel, Hardware, criptografia, engenharia reversa ou forense.

Este ano, a competição terá uma novidade relativamente aos anos anteriores, sendo que um dos dias será inteiramente dedicado a uma prova de ataque e defesa, onde cada equipa terá que defender as suas próprias infraestruturas ao mesmo tempo que ataca as restantes.

Recorde-se que, Portugal através da iniciativa CyberSecurity Challenge PT, que agrega o Centro Nacional de Cibersegurança, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e a AP2SI -Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação, marcará mais uma vez presença nesta competição.

Para isso, os 10 jovens talentos que representam agora a seleção nacional, foram identificados através de uma prova de qualificação, ocorrida no passado mês de Julho, e têm vindo a ser preparados com a ajuda dos treinadores e de outros membros da comunidade de cibersegurança portuguesa, alguns dos quais antigos participantes na selecção portuguesa de antigas edições.

Importa ainda referir que Portugal encontra-se também representado por 2 jovens estudantes na “Team Europe”, que irá competir em agosto de 2023 no International Cybersecurity Challenge (ICC), uma prova mundial, organizada igualmente pela ENISA, e que colocará em competição equipas de 15 elementos que representam os melhores talentos de todos os 5 Continentes. A primeira sessão de treino ocorreu já neste passado fim de semana, também em Viena, e foi dedicada exclusivamente a raparigas.

Em paralelo, relembrar que ocorrerá ainda o OpenECSC, onde qualquer pessoa, sem restrições de idade ou geográfica, poderá também participar. Esta será uma prova online que ocorrerá no próximo dia 15 de Setembro e que será integrada nesta competição.

Recorde-se que em 2021, Portugal acabou num honroso 7º lugar no European Cyber Security Challenge. A Team Europe, vencedora do International Cybersecurity Challenge 2022, teve como capitão um jovem estudante português e também um treinador português.

Para conhecer e acompanhar a Team Portugal siga a equipa no Twitter do Cyber Security Challenge PT: https://twitter.com/CyberChallPT

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.