Caixa Agrícola arranca com processo de modernização tecnológica

Banca Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Caixa Agrícola do Bombarral, Chamusca, Mafra e Torres Vedras iniciaram um processo de modernização dos seus sistemas tecnológicos. Para esta modernização, contou com a parceria da Oracle e Digital Banking Solutions.

O projecto contemplou a implementação do Flexcube da Oracle como Core Banking System, bem como da ferramenta de banca digital.

A instituição vai implementar soluções de risco e compliance, segundo regras e normas e procedimetnos internacionais.

Potenciar estrutura comum

Conforme refere Manuela Nina Jorge, Presidente do Conselho de Administração da Agrimútuo, FCRL e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra, CRL:

“o investimento em IT é fundamental para a resposta adequada à evolução do mercado, a todas as exigências regulatórias, ao controlo dos riscos, à capacidade de gestão e de inovação, tão necessária nos dias de hoje. O investimento será realizado no seio do ACE das Caixas de Crédito Agrícolas independentes e permite potenciar a estrutura comum, aumentando sinergias, capacidade de resposta e diluindo custos para as suas associadas. O desafio será enorme, permitindo também vir a acomodar as dinâmicas de outros projetos, como a sustentabilidade social, que já está a ser desenvolvido com relevantes Universidades Portuguesas”. 

O projecto decorrerá durante 2022 a 2024, colocando estas Caixas ao nível dos seus sistemas de informação, preparadas para os desafios futuros que se colocam ao sector financeiro, nomeadamente e entre outros, a concorrência crescente em diversos segmentos de negócio, aumento da exigência e mudança nas necessidades dos clientes e a evolução regulamentar, não perdendo, contudo, a sua identidade de forte cariz de proximidade aos seus sócios e clientes. 

Aposta na cloud

As soluções serão totalmente implementadas na Cloud, assegurando-se exigentes standards internacionais em termos de segurança, flexibilidade, performance e escalabilidade, posicionando-se também como Instituições focadas no apoio às comunidades onde estão inseridas e com uma visão clara para o futuro. 

Conforme refere João Cruz, Managing Partner da DBS:

A DBS está totalmente empenhada no sucesso deste projecto que envolve implementação de tecnologia inovadora, num contexto de regulação rigoroso, com requisitos de negócio alinhados com o plano estratégico das Caixas. Esta é uma parceria muito importante para a DBS, que iniciou a sua actividade há cerca de 3 anos, e conta já com algumas implementações relevantes no mercado português e internacional, incluindo de cores bancários”. 

Risco e Compliance

O projecto engloba como referido a implementação de soluções nas áreas de risco, compliance, pagamentos e canais digitais, sendo por isso estruturante e ambicioso, que colocará estas Caixas na vanguarda das opções tecnológicas do futuro. 

No projecto está também contemplado a migração de dados históricos, assegurando assim a continuidade das operações.

De salientar que os dados são fundamentais para resposta às exigências regulatórias, fidelização e potenciação da relação com os clientes bem como a definição de estratégias de negócio.

O projecto salvaguardará a relação histórica de décadas destas instituições com as comunidades em que estão inseridas, focada no desenvolvimento económico das regiões, mas sem perder de vista as preocupações de apoio social e cultural. 

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.