Intralogística: Still aposta num futuro inteligente, eficiente, sustentável e seguro

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A Still, empresa fabricante de equipamentos de movimentação de cargas, apresentou na passada semana, na sua sede em Hamburgo, Alemanha, as principais novidades da marca para a área de intralogística. A inteligência e a tecnologia estiveram em destaque ao longo destes dois dias. A Security Magazine acompanhou o evento que reuniu dezenas de jornalistas de toda a Europa.

É em Hamburgo que está sediada a Still, empresa dedicada à concepção e desenvolvimento de equipamentos de movimentação de cargas, nomeadamente empilhadores, preparadores de encomendas e porta-paletes. A empresa assume-se como um fornecedor de longa data na área da intralogística, estando atenta às mudanças existentes no mercado. Entre 2010 e 2020, a empresa cresceu 68% na zona EMEA.

Na fábrica de 150.000m2, em Hamburgo, trabalham cerca de 2000 pessoas, num total de 9000, que produzem qualquer coisa como 100.000 cilindros por ano. Numa produção lean, a maioria dos processos desta unidade é automatizada. Além da produção de cilindros, a unidade conta com uma zona de pintura, montagem de componentes, portas, produção de cabines e mastros, chassis e toda a parte de mecatrónica, entre outras. Para a região EMEA saem desta unidade cerca de 30.000 equipamentos por ano.

Com foco em cinco campos de acção – Energia, Produtos, Automatização, Serviços e Circularidade -, a empresa apresentou aos jornalistas o que irá marcar os próximos tempos ao nível dos equipamentos de movimentação de cargas.

“Os desafios do nosso tempo não podem ser enfrentados com uma única resposta”, disse aos jornalistas Frank Müller, vice-presidente sénior de gestão de marcas. Como apontou, “a frequência das crises é cada vez mais rápida e intensa e, por isso, temos de reagir antes”. Neste sentido, a empresa está empenhada em novos produtos e posicionamento no mercado.

Duas linhas de produtos

“Além de soluções individuais de empilhadores para tarefas exigentes – que podem ser adaptadas e variadas – estão a ser cada vez mais procuradas soluções de empilhadores menos complexas e inteligentes para aplicações simples”, destacou. Por essa razão, a empresa decidiu apostar em duas linhas de produtos – a Xcellence e a linha Clássica  (com 12 a 15 produtos), devidamente assinaladas pelas cores do logotipo e da letra em destaque.

A primeira é mais robusta, destina-se a clientes mais exigentes, a operações mais complexas, recorrendo a uma tecnologia mais avançada, altamente personalizável e variável. Para esta linha destaca-se a nova série RXE, a próxima geração de empilhadores eléctricos. Esta série irá substituir, gradualmente, a série RX existente em todas as classes de peso. A nova série terá novos padrões de eficiência energética e sustentabilidade.

Já a linha Clássica irá oferecer equipamentos de nível básico com foco nas principais funções, estando disponíveis mais rapidamente no mercado e a menor preço. Com esta linha, a empresa quer chegar a novos públicos e mercados onde desempenhava um papel menor. É uma linha mais direccionada para o retalho e comércio  electrónico.

Segurança está sempre presente

Com mais de 36.000 acidentes relacionados com empilhadores industriais registados em toda a Europa, a segurança assume-se como um dos aspectos mais relevantes na produção destes equipamentos. À Security Magazine, responsáveis da Still explicaram que é importante chegar a um equilíbrio entre produtividade e segurança, sem que ambas sejam comprometidas.

Neste sentido, os equipamentos Still podem contar com, por exemplo, sinalização luminosa, nomeadamente através da projecção de duas faixas de luz em cada lado do empilhador, a qual serve como aviso visual a peões e condutores. Os equipamentos podem ainda contar com a projecção de um semi-circulo na traseira do empilhador, reduzindo ferimentos em peões. Além destas, os equipamentos podem ter uma luz azul projectada na dianteira.

Um importante dispositivo a destacar é o Safety Light 4 Plus composto pela projecção no solo de quatro pontos de luz azul, a cerca de 5m à frente e atras do empilhadores. Estes pontos são intermitentes, obrigando o peão a olhar, quase que de forma inata e inconsciente para o equipamento em movimentação. Esta luz led tem uma vida útil de 20.000 horas, aponta a empresa.

 Ainda na sinalização luminosa, destaque para as luzes no mastro e a luz rotativa no tejadilho dos equipamentos. Estas luzes são particularmente importante em ambientes com muito ruído sonoro e de pouca visibilidade.

Em termos das zonas de risco no interior de um armazém por exemplo, o responsável do mesmo pode definir e identificar as áreas mais sensíveis e, através de dispositivos wi-fi, reduzir automaticamente a velocidade de um empilhador ou baixar o mastro em determinadas zonas, evitando colisões e acidentes.

Para a protecção do operador e condutor dos equipamentos, além dos cintos de segurança, presentes em todos os veículos, a Still conta com empilhadores com possibilidade de regulação do seu “volante”, ajustando-o a diferentes ângulos, tendo em vista aspectos ergonómicos.

Dependendo do ângulo do timão, a direcção do timão OptiSpeed assegura automaticamente que a velocidade máxima de condução seja adaptada ao ângulo. Se o ângulo se tornar mais acentuado, o camião desacelera automaticamente. A direcção do timão ajuda a garantir um movimento seguro mesmo em espaços apertados.

O operador é assim capaz de conduzir facilmente e trabalhar de forma ergonómica. Também em alguns equipamentos pode ser colocada uma protecção em borracha na base. Esta protecção opcional permite proteger os pés tanto dos condutores como de outros pedestres.

Num mundo cada vez mais conectado, a tecnologia é vista como um braço direito das operações logísticas e, também, da segurança. Neste sentido, a Still conta também com sistemas de gestão de frotas, através dos quais o condutor confirma se está apto a conduzir o equipamento, contando para tal com um cartão de identificação necessário para ter acesso ao veículo e, até, com o alcoolímetro, através da análise da respiração do condutor.

Conforme explicaram responsáveis da Still à Security Magazine, entre os sistemas anti-colisão, presentes nos equipamentos, destaca-se os dispositivos áudio e visuais que podem ser colocados em cada veículo, bem como nos pedestres presentes dentro do armazém. A utilização destes dispositivos dependerá da necessidade de cada operação e graus de visibilidade, bem como da realidade de cada organização, podendo a sua utilização ser expandida a mais ou menos dispositivos activos.  

Automação é tendência

Com a escassez de mão-de-obra em todo o mundo, a organização entende que é importante desenvolver soluções de automação que possam ser rapidamente implementadas e adaptáveis. Neste aspecto, a empresa procura desenvolver equipamentos cada vez mais inteligentes e com capacidade de aprendizagem. Neste caso, equipamentos como as conhecidas “turtles” e AGVs” podem dar diferentes respostas a diferentes desafios.

Um inquérito da empresa concluiu que até 2025, 55% dos clientes quer ter no mínimo 60% dos processos automatizados e 20% prevê 100% de automatização. Porém, 57% diz que, à data de hoje, não tem nada automatizado.

Redução energética é uma aposta

Com os custos energéticos a subirem em toda a Europa, as empresas procuram, cada vez mais, soluções que reduzam estes consumos. A utilização de equipamentos de movimentação de cargas eléctricos tem como consequência elevados custos, nomeadamente em alguns países onde o pico de consumo energético, – que acontece quando vários veículos carregam em simultâneo – , determina os custos mais elevados para as organizações.

Neste sentido, a empresa apresentou uma solução inteligente de gestão energética para baterias de iões de lítio. Os novos carregadores inteligentes (Smart Charging) foram concebidos para ajudar a controlar processos de carregamento de forma inteligente, distribuir a carga de forma uniforme e reduzir esses picos. Para os responsáveis da empresa, isto permite poupanças significativas nos custos de electricidade, com total disponibilidade dos empilhadores.

 Fuel Cell: tecnologia de hidrogénio

A Still prevê lançar a sua própria célula de combustível 24v para empilhadores no próximo ano, a qual sairá da unidade de Hamburgo. A empresa vê esta aposta como uma grande oportunidade, tornando-se, segundo refgere, “o primeiro fabricante de equipamento original no mercado europeu com a sua própria produção de células de combustível”.  Futuramente, os clientes irão receber o empilhador e a célula de combustível, bem como o serviço correspondente, tudo a partir de um único fornecedor. A empresa já tem em funcionamento, no Carrefour, em França, 137 equipamentos com esta tecnologia, desde 2018, levando a poupanças de 20t de CO2.

 “Tornar a intralogística inteligente, juntos” – este é o lema sob o qual a STILL está a unir os seus esforços. Frank Müller está convencido que “soluções inteligentes são exatamente o que os nossos mercados precisam. E, com isto, vamos levar a nossa história de mais de 100 anos para uma nova era, juntamente com os nossos clientes”.

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