Prosegur aprova código de ética

Notícias

A Prosegur, empresa de segurança a nível mundial, aprovou e publicou uma nova versão do seu Código de Ética e de Conduta.

Dessa forma, “a empresa continua a reforçar as suas acções na área da governação, de acordo com os seus compromissos e valores, um âmbito onde a Prosegur já tinha um modelo sólido adaptado aos regulamentos e normas internacionais mais exigentes”, destaca em comunicado.

Todas as áreas e departamentos da empresa participaram no desenvolvimento deste documento, que inclui uma série de directrizes actualizadas de comportamento, princípios e valores para os cerca de 150.000 colaboradores que fazem parte da Prosegur.

Miguel Soler, director global de Auditoria Interna e Cumprimento Normativo, assinala que: “O Código de Ética e de Conduta é um documento essencial porque orienta o comportamento esperado de todos os profissionais da Prosegur e reflete o nosso compromisso de agir de acordo com princípios e normas comuns em todas as nossas actividades e nas nossas relações com grupos de interesse. Além disso, é um pilar fundamental e uma referência ética para a governação e o programa de compliance”.

Esta versão substitui a anterior, em vigor desde 2013, e inclui novos conteúdos que refletem o presente da empresa, os seus valores e compromissos, e o futuro que se avizinha. A profunda renovação do documento visa responder ao novo contexto social que nos rodeia, no qual tecnologias como big data ou Inteligência Artificial são protagonistas, e onde os critérios ESG (ambiental, social e de boa governação empresarial) são cada vez mais importantes.

A atualização do Código visa incorporar as melhores práticas e normas éticas. Além disso, foram acrescentadas ou actualizadas questões relacionadas com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental, bem como a proteção de dados pessoais e privacidade, a prevenção de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo, os direitos de propriedade intelectual e a propriedade industrial. O tratamento adequado e seguro da informação da empresa e a utilização responsável de tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial também foram tidos em conta.

Para assegurar o cumprimento do novo Código de Conduta, a equipa responsável pela actualização do documento concebeu um programa de difusão global, que inclui acções de comunicação, sensibilização e formação para assegurar que todos os colaboradores da Prosegur tenham acesso, conheçam e cumpram o estabelecido neste documento.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.