Arranca amanhã feira SEDEXPO na Galiza

Notícias

A 1ª Feira Internacional de Segurança, Defesa e Emergência, SEDEXPO 2022, abre amanhã as suas portas no centro de exposições da Feira Internacional da Galiza ABANCA. Esta é a estreia de um evento cujas marcas registradas serão a sua exposição dinâmica, que permite aos visitantes ver através de demonstrações o que é mostrado de forma muito mais estática noutras feiras, bem como o seu programa completo de conferências. O evento decorre de 17 a 19 de Novembro.

Esta primeira edição do evento, que será inaugurada amanhã pela Ministra Regional do Mar, Rosa Quintana, e pelo Ministro Regional do Ambiente Rural, José González, conta com 284 empresas expositoras de 26 países, das quais 92 são expositores directos e as restantes são representadas por elas. As entidades e empresas presentes na feira vêm de sete países, tais como Espanha, EUA, Alemanha, França, Irlanda, Itália e Suécia.

A exposição, na qual as áreas de segurança e emergências serão as mais desenvolvidas, mostrará equipamento e sistemas de segurança públicos e privados, veículos e material móvel para as Forças e Corpo de Segurança do Estado, Protecção Civil e Emergências; equipamento de protecção pessoal, tecnologia aplicada, ferramentas de cibersegurança, análise e inteligência; soluções de prevenção de riscos profissionais, equipamento de emergência, dispositivos de detecção e extinção de incêndios, robótica, aeronáutica, simulação e consultoria e serviços de engenharia, entre outros.

Para além desta exposição, haverá um interessante programa de actividades que terá lugar em diferentes espaços interiores e exteriores, ocupando a feira um total de 27.800 metros quadrados brutos do local de exposição.

Da sua comissão organizadora e como colaboradores, cerca de 20 entidades, grupos e departamentos da Xunta de Galicia e da Administração Central apoiam o evento. É também patrocinada pela Iniciativa Civil UAV , uma iniciativa estratégica liderada pela Xunta de Galicia que visa promover soluções inovadoras baseadas em veículos aéreos não tripulados (UAV).

Estas entidades, para além das Forças e Corpo de Segurança do Estado e numerosas empresas presentes no evento, organizarão um programa com uma multiplicidade de propostas.

Mais de 90 conferências e simulações

Um dos elementos diferenciadores da Sedexpo será o seu extenso programa de conferências, com mais de 90 conferências e o 1º Congresso Internacional de Incêndios Florestais na Galiza Interlumes. Um grande número que envolverá a participação de cerca de 130 peritos e o funcionamento de seis salas para o seu desenvolvimento durante a feira.

Os temas abordados serão de máximo interesse, analisando, entre muitos outros aspectos, o conceito espanhol e a estratégia de segurança nacional, o sistema integral de radiocomunicações de emergência do Estado, a cooperação público-privada na inteligência económica, o presente e o futuro na regulação da segurança privada, os drones em situações de emergência e salvamento, a inteligência empresarial ou empresarial e a ciberespionagem, as ameaças híbridas e a cibersegurança, a inteligência em conflitos armados como o da Ucrânia, as soluções de comunicação com o 112, a transformação digital em organizações de segurança e emergência e a protecção contra incêndios.

Haverá também seminários sobre suporte básico de vida e desfibrilação externa semi-automática e gestão do stress em situações de crise e de emergência, bem como apresentações e reuniões do conselho de administração.

Haverá também numerosas demonstrações dos produtos expostos em funcionamento, tais como sistemas de extinção de incêndios, equipamento de salvamento, salva-vidas portáteis, drones de segurança e salvamento, um sistema que permite a transmissão codificada da informação recolhida por um drone para qualquer parte do mundo através do LTE ou um protótipo de um drone armado que está a ser desenvolvido para as Forças Armadas.

Além disso, várias Forças e Corpos de Segurança do Estado realizarão simulacros espectaculares. A Guardia Civil simulará um ataque a uma VIP num comboio de segurança, com a participação de unidades como o GRS (Grupo de Reserva e Segurança), o Grupo de Trânsito, a unidade Pegaso drone e anti-drone, a USECIC (Unidade de Segurança Cidadã do Comando), técnicos em desactivação de explosivos e dispositivos NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos), especialistas do Grupo de Cinologia com os seus cães, a Unidade de Helicópteros e o seu Grupo de Cavalaria. Por seu lado, a Polícia Autónoma realizará uma busca submarina no lago no local, utilizando mergulhadores e um drone submarino.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..