“Os melhores activos hoje são os seus trabalhadores”

Notícias Segurança no Trabalho

O Healthy Workplaces Summit 2022, organizado pela EU-OSHA, decorreu no início desta semana em Bilbao. O evento marcou o encerramento da última campanha europeia “Locais de Trabalho Saudáveis”, mas lançou também o debate sobre o futuro da segurança e saúde no trabalho, especialmente num momento de mudança, marcado pela digitalização. A Security Magazine marcou presença no evento, enquanto media partner da campanha, a convite da EU-OSHA.

Durante a conferência de imprensa, Nicolas Schmit, commissioner for jobs and social rights, salientou que o primeiro direito de todos os trabalhadores é ter um local de trabalho seguro, o qual é um direito fundamental e um pilar principal dos direitos sociais. “Não é possível contruir competitividade num baixo nível de saúde e segurança. Companhias inteligentes, modernas, inovadoras e competitivas, todas investem em saúde e segurança dos seus trabalhadores”, disse. “Estas são as empresas com baixos níveis de acidentes e são as melhores empresas na economia”, destacou. Como apontou, “o primeiro elemento da qualidade do trabalho é ter boas condições de saúde e segurança no trabalho”.

Nicolas Schmit destacou ainda os desafios actuais que a sociedade está a viver. Uma nova economia, digitalização, robotização e a Inteligência Artificial trazem novos desafios e, por isso, devemos trabalhar verdadeiramente nesta dimensão no que ao safety diz respeito, até porque estas novas realidades trazem consequências como stress, burnout e manifestações físicas. Neste sentido, destacou as novas regulamentações e limites, os quais são muito importantes, mas sublinhou a importância do investimento em mecanismos que garantam uma boa implementação dessas novas regras e legislação.

O comissário disse ainda que a pandemia mostrou-nos como é importante a saúde na nossa sociedade e investir em bons sistemas de saúde, bem como na prevenção, especialmente nos locais de trabalho. Temos de aprender as lições da pandemia e aprender as melhores formas de prevenção de situações como a que vivemos nos últimos anos. É essencial que as empresas protejam os seus melhores activos, “e os melhores activos hoje são os seus trabalhadores, que trabalham todos os dias”, disse.
Sobre as Pequenas e Médias Empresas, onde trabalham grande parte dos europeus, sublinhou que “devem ter os mesmos direitos que os que trabalham em grandes companhias.” Neste sentido, apelou ao fornecimento de novas ferramentas e instrumentos para melhorarem o safety nos seus locais de trabalho e negócios. No final, reforçou a importância de alertar os mais jovens para as questões do safety, fornecendo-lhe novas competências.
Durante o evento foi possível assistir à sessão sobre inspecção da prevenção de MSD nas empresas, bem como uma segunda sessão sobre trabalhar com MSD crónicas e os riscos psicossociais e MSDs.

A próxima campanha arranca em Outubro de 2023 e terá como tema “Trabalho Seguro e saudável na Era Digital”.


Leia na íntegra a reportagem completa na próxima newsletter da Security Magazine. Subscreva no nosso site.