Tipicamente Linde – Segurança em primeiro lugar

Conteúdo Patrocinado Notícias Segurança no Trabalho

A segurança é a maior prioridade em intralogística. Seja no armazém ou na produção, em matéria de segurança, não se trata apenas de equipamento técnico do veículo, envolve de forma abrangente os fluxos de mercadorias, os processos dentro da empresa e as qualificações dos colaboradores.

Numa altura em que o fluxo de movimentação de cargas é cada vez maior, torna-se essencial proteger de forma fiável não só os condutores e colaboradores como as mercadorias transportadas, as estantes e outras máquinas. Os equipamentos de movimentação de cargas, devem ser cada vez mais rápidos, flexíveis e eficientes, para que se possam tornar mais adequados para o número crescente de exigências.

Durante a movimentação de cargas, como, por exemplo, a carga e descarga de camiões, podem ocorrer situações potencialmente perigosas e difíceis de controlar, dado que os empilhadores e as pessoas trabalham em estreita proximidade. No pior dos casos, isto pode resultar em danos pessoais ou materiais. O Serviço de Estatística da União Europeia demonstra o quão polémico é o tema da segurança no trabalho: segundo uma análise dos acidentes de trabalho na UE, quase 18% de todos os acidentes graves têm origem no transporte ou armazenamento (EUROSTAT 2017).

A Linde Material Handling, tem o objetivo muito claro de evitar a 100% a ocorrência de acidentes em intralogística. Aplicando a “Vision Zero”, uma filosofia que visa a aumentar a segurança no tráfego dentro da empresa e evitar acidentes com empilhadores e outros incidentes ao manusear mercadorias. Com base neste objetivo, a Linde desenvolve inovações técnicas de excelência, nos equipamentos de movimentação de cargas, bem como sistemas de assistência inteligentes, programas de formação abrangentes e serviços de consultoria, tornando-se pioneira em soluções de segurança. São exemplo disso os sistemas de alerta e sinalização: Linde Safety Guard, Linde Blue Spot, o Linde TruckSpot e as Luzes VertiLight e Led Stripes que podem ser solicitados no equipamento novo ou instalados à posteriori.

Nem só as situações de carregamento requerem a máxima atenção de todos os intervenientes, ângulos mortos, áreas de difícil visibilidade e distrações devido ao ruído são um risco de segurança permanente em instralogística.

O Linde Safety Guard consiste num sistema de assistência inovador que aumenta a segurança dos operadores de equipamentos e dos peões na vizinhança imediata dos mesmos. Graças a um alarme ativo em presença do perigo, todos os interessados podem reagir de imediato, consoante o tipo de utilização e o dispositivo, os componentes do Safety Guard emitem o alerta por meio de sons, LED com luz intermitente ou vibrações.

O ruído elevado é de facto, um fator de distração que pode sobrepor-se aos sinais de aviso importantes. O sistema de alerta da via de circulação Linde BlueSpot™ minimiza este risco silenciosamente. A luz LED do Linde BlueSpot™ fixada na estrutura do tejadilho de proteção do condutor projeta um ponto de alerta azul para o chão. Desta forma, os peões e outros condutores de empilhadores são alertados para equipamentos que se aproximam. É assim possível aumentar significativamente a segurança na área das vias de passagem e em cruzamentos com má visibilidade.

O Linde TruckSpot é uma solução de sinal de aviso ótico que anuncia a aproximação do equipamento através de um sinal luminoso. Montado na estrutura do tejadilho de proteção do condutor, projeta o sinal no solo para a retaguarda do equipamento, alertando os peões e os outros equipamentos. Este sistema de aviso recupera as reconhecidas vantagens do Linde BlueSpot e completa-as com uma funcionalidade importante: Um símbolo de aviso de grandes dimensões em cores fortemente contrastantes garante um efeito de aviso reforçado.

No trabalho com equipamentos de movimentação de cargas é fundamental, em termos não só de segurança como também de eficiência, ver e ser visto. No entanto, muitos dos sistemas de iluminação para empilhadores não satisfazem esse requisito, apenas iluminam pontualmente a área de trabalho, deixando as zonas periféricas às escuras, para além dos reflexos no mastro e na carga, que encandeiam o condutor. O Linde VertiLight e os Linde LED Stripes são dois conceitos de iluminação inovadores da Linde Material Handling que eliminam esses problemas do mapa. Ambos proporcionam uma iluminação ideal da área de trabalho, permitindo trabalhar de forma segura, precisa e eficiente.

Caminhamos para uma intralogística segura!

Artigo patrocinado Produzido por Linde Material Handling