SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE EMPILHADORES

Conteúdo Patrocinado Notícias Opinião

Por Maria Padrão – Quality, Safety and Environment, Jungheinrich Portugal

Quando imaginamos um armazém, provavelmente pensamos num empilhador. O seu papel no transporte e manipulação de cargas, transversal a vários sectores de atividade, é crucial para o bom funcionamento das empresas.

A utilização do empilhador expõe o operador e os colaboradores que trabalham na área envolvente a um conjunto de riscos que se podem traduzir em acidentes de trabalho, com consequências humanas e materiais graves.

Assegurar o manuseamento seguro deste equipamento requer o cumprimento de regras e adoção de boas práticas durante a sua utilização.

5 RECOMENDAÇÕES PARA UMA UTILIZAÇÃO SEGURA

1 – Riscos e medidas preventivas

Antes de iniciar a utilização do equipamento é necessário garantir que o empilhador é seguro e adequado à tarefa que vai realizar (dispositivos de segurança, estado de funcionamento, inspeção, manutenção, disponibilidade, formação/ informação dos operadores).
O condutor deverá estar devidamente habilitado para conduzir o empilhador, através de formação específica realizada por uma entidade formadora certificada para o efeito. Deverá ainda utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados aos riscos existentes (p.e. calçado, luvas, colete refletor, capacete), em função da avaliação de riscos realizada.

2 – Interpretação e utilização da máquina

Conhecer o princípio de funcionamento, nomeadamente os fatores de estabilidade, e saber interpretar o diagrama de carga são elementos-chave para garantir uma operação em segurança.
O peso da carga e as suas características, o acondicionamento, as dimensões e posição dos garfos, a estabilidade, devem ser tidos em atenção antes de se iniciar a operação.
Conduzir um empilhador requer prudência e concentração no trabalho e no ambiente envolvente.

3 – Manuseamento da carga

Um incorreto acondicionamento da carga está muitas vezes na origem de situações indesejáveis. É essencial que os garfos estejam bem colocados debaixo da carga. Esta deve ser transportada com o mastro inclinado para trás, e com os garfos colocados a uma altura de aproximadamente 15 cm relativamente ao chão. Nunca movimentar o empilhador com os garfos elevados, nem permitir a movimentação de cargas num só garfo.

4 – Manutenção adequada da bateria

Durante o carregamento de uma bateria de chumbo-ácido é proibida a utilização de fontes de ignição na proximidade. A tampa da bateria deve permanecer aberta para auxiliar a ventilação. Para assegurar o bom funcionamento da bateria deve ser verificado o nível de eletrólito, a existências de derrames ou corrosão à volta dos terminais e/ ou cofre da bateria, e a lubrificação das ligações e terminais. A reposição do nível de eletrólito com água destilada apenas deve ser realizada após carga completa. Qualquer intervenção em baterias ou carregadores deve ser executada somente por profissionais qualificados.

5 – Verificação prévia do empilhador

Antes de iniciar a marcha, o operador deve verificar o estado geral do equipamento e acessórios de modo a detetar anomalias ou problemas que possam colocar em risco a operação do equipamento em segurança.
A verificação deve incluir o estado das rodas, garfos, direção, luzes, buzina, travões, nível de eletrólito, entre outros. Se durante o controlo for identificada alguma não conformidade, o operador deve reportar de imediato a situação ao seu superior hierárquico, e colocar o equipamento fora de serviço. Em caso algum deve tentar solucionar a avaria ou utilizar o equipamento. A reparação deve ser realizada por profissionais qualificados.

Conteúdo patrocinado, produzido por Jungheinrich Portugal