Administração pública investiu quase 9 milhões de euros em segurança cibernética em 2022

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A administração pública investiu 8,9 milhões de euros, num total de 109 contratos, em segurança cibernética, serviços de cibersegurança e cibersegurança em 2022. Os dados foram recolhidos pela TendersTool, uma plataforma online de análise e consultoria.

Em termos geográficos, o distrito de LIsboa realizou perto de 33% dos investimentos, num total de 3,08 milhões de euros e 41 adjudicações. Já o Porto registou um investimento de 1,83 milhões de euros e 20 adjudicações.

Os principais adjudicatários de projectos públicos foram a Meo, com projetos avaliados num total de 1.85 milhões de euros; a Reload – Consultora Informática, com 1.13 milhões de euros; e a Rcsoft – Sistemas de Informação Unipessoal, com 659 mil euros.

O organismo público mais activo foi a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que apresentaram um investimento total em cibersegurança de 1.66 milhões de euros. Seguiu-se a Autoridade Tributária Aduaneira e o Instituto de Informática, com 662 mil euros e 423 mil euros respectivamente.

Ao longo do ano de 2022 destacam-se os seguintes contratos relacionados com cibersegurança:

  • Fornecimento, instalação e suporte da plataforma Azores Cyber 360º, por 1.66 milhões de euros;
  • Aquisição de peças de substituição e aplicação de patch para upgrade de firware e de segurança nas appliances Exalogic e Exalogic 2.ª geração, por 604 mil euros;
  • Aquisição de licenciamento e suporte para controlo e protecção de Email, por 403 mil euros.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.