Renfe instala videovigilância inteligente em mais de 60 estações

Notícias Transportes Videovigilância

A Renfe instalou os primeiros equipamentos de videovigilância inteligente nas mais de 60 estações de toda a Espanha, o que pressupõe o primeiro passo para a digitalização dos sistemas de segurança de 483 estações. Este investimento faz parte do projecto Renfe Smart Security Station RS3, contempla um investimento de 31 milhões de euros e deverá estar concluído em 2024, fazendo parte do plano de recuperação, transformação e resiliência NextGeneration UE da União Europeia.

Este novo sistema recolhe e processa milhares de dados anónimos e automatizados do sistema de CCTV de cada estação e integra-os num único painel de controlo.

O objectivo é melhorar a segurança e a experiência do cliente, sempre em estrita conformidade com os regulamentos de protecção de dados.

Por enquanto, para além das 60 estações que já implementaram o novo sistema, outras 49 já instalaram o sistema analítico e outras 78 estações estão em processo de instalação, que se espera estar concluída no primeiro trimestre de 2023. Além disso, foram vigiadas mais 276 estações.

Para implementar estas soluções, a Renfe contratou empresas líderes em análise de imagem e tecnologias de inteligência, incluindo Infinity Neural e Imotion Analytics, as start-ups aceleradas através do nosso programa de inovação TrenLab.

O projecto “Renfe Smart Security Station” (RS3), que tem um orçamento de 31,7 milhões de euros e foi financiado com fundos da União Europeia, teve início no final de 2021 e será concluído ao longo de 2024.

Durante este período, mais de 5.000 câmaras de segurança analógicas serão substituídas por câmaras IP, o que permitirá que a informação recolhida através do sistema de CCTV seja partilhada num sistema integrado de análise de vídeo.

O projecto RS3 prevê também a instalação de 500 servidores de última geração e a renovação dos sistemas operacionais, instalações e elementos digitais das estações Cercanías. Também prevê a instalação de aproximadamente 500 sondas de cibersegurança para monitorização, controlo e análise. O objectivo final é aumentar os níveis de segurança digital e cibersegurança.

Análise de influxo
Graças a este sistema de segurança inteligente, será possível saber o que está a acontecer nas estações da Renfe Cercanías em tempo real. Por exemplo, analisando o fluxo de pessoas, se necessário, será possível dirigir mais pessoal para as estações que precisam deles a qualquer momento. Também será possível detectar automaticamente incidentes relacionados com a segurança, tais como pessoas e objectos a cair nos carris, incêndios, actos de vandalismo ou fraude de acesso.

Ter acesso a informação em tempo real sobre a evolução do serviço Cercanías é fundamental para melhorar a experiência do passageiro, o que dá prioridade à certeza e fiabilidade na escolha de um meio de transporte. Frequência e pontualidade são os principais atributos que o transporte público deve reunir para atrair passageiros longe do automóvel particular, um dos objectivos do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR).

Algoritmos de inteligência artificial
O sistema RS3 recolhe imagens das estações que são integradas num sistema de análise de vídeo, onde são processadas e analisadas com algoritmos de inteligência artificial. Posteriormente, as imagens processadas são eliminadas do sistema numa questão de milissegundos.

No total, este projecto envolve a instalação de 6.451 dispositivos para a implementação de um circuito fechado de CCTV e de um sistema inteligente de análise de vídeo. Além disso, estes dispositivos serão acompanhados por sistemas de controlo de acesso, equipamento de controlo eléctrico ou elementos de comunicação para a ligação dos diferentes equipamentos IP, entre outras instalações.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.