Politécnico da Guarda junta-se à rede nacional CSIRT

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

São 11 os estabelecimentos de ensino nacionais que integram a rede nacional de resposta a incidentes informáticos, CSIRT. O Politécnico da Guarda foi a entrada mais recente da rede.
O CSIRT.PolitecnicoGuarda tem como missão a promoção de uma cultura de segurança nos meios informáticos da comunidade académica.
Para Joaquim Brigas, presidente do IPG, “a segurança informática é uma área estratégica para o IPG”. Através de acções de sensibilização e de aconselhamento, e do desenvolvimento das respostas mais adequadas para os incidentes verificados, o IPG terá como missão contribuir para a segurança nos meios informáticos da academia.
Segundo a informação divulgada pelo IPG, aquela instituição foi a primeira do ensino superior a oferecer um CTeSP em cibersegurança e está agora a aguardar a aprovação para um mestrado na mesma área. O IPG é também parceiro da Fortinet, uma das maiores empresas mundiais na área da cibersegurança: no polo da Academia Fortinet na Guarda estão a ser formados especialistas para desenvolver redes seguras. Em breve o IPG irá receber cursos da Academia do Centro Nacional de Cibersegurança (C-Academy).
A rede nacional CSIRT tem como objectivo aumentar a cibersegurança em Portugal ao proporcionar a cooperação entre os responsáveis nacionais pela segurança informática.
Actualmente com 59 associados, o CSIRT tem como missão desenvolver os instrumentos necessários para prevenir e responder rapidamente a incidentes nas redes e nas bases de dados. Visa também criar indicadores e informação estatística nacional sobre incidentes de segurança, com vista a uma melhor identificação de contramedidas pró-activas e reactivas.
A entrada do IPG no Centro de Resposta a Incidentes de Segurança foi feita através do CSIRT.PolitecnicoGuarda, uma unidade que tem como missão a promoção de uma cultura de segurança nos meios informáticos dentro da sua comunidade académica. É o segundo politécnico do país a entrar nesta rede, depois de Bragança, em 2021.
“Entrar na rede nacional CSIRT é um importante passo para o IPG, uma vez que esta rede é uma alavanca para a transferência de conhecimentos e para diminuir a vulnerabilidade da sociedade no que diz respeito às ameaças informáticas”, afirma Pedro Pinto, docente, investigador e responsável pela cibersegurança do Politécnico da Guarda. “O centro de resposta a incidentes do IPG ajudará a ter uma comunidade mais segura, aumentando o nível de protecção dos dados dos cidadãos e a segurança dos sistemas”, afirma o também coordenador do CSIRT.PolitecnicoGuarda.
O Politécnico da Guarda faz também parte da Metared, uma rede colaborativa de Instituições de Ensino Superior Portuguesas para fomentar a transformação digital.

Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Bragança, ISCTE, Universidade de Évora, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, INESC e Universidade do Porto são os estabelecimentos de ensino superior que integram esta rede, sendo que esta última integra a rede desde 2009. Ao nível do ensino destaque ainda para a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), uma infra-estrutura digital de conectividade e computação, direccionada para a comunidade de investigação e ensino que integra o CSIRT desde 2008.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.