Arrancou o projecto CyberSecPro que conta com a colaboração de entidades portuguesas

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

O projecto CyberSecPro promove uma abordagem conceptual disruptiva em relação às existentes soluções de formação. O projecto, que arrancou em Dezembro de 2022 e termina em Novembro de 2026, contribui para a necessidade mais ampla de competências em cibersegurança.

O projecto visa desenvolver e melhorar uma força de trabalho capaz de superar os crescentes desafios de segurança que irão sobrecarregar a inovação e a excelência.
O projecto utiliza diversos processos desenvolvidos no âmbito de muitos projectos-piloto de cibersegurança da União Europeia e visa levar as Instituições do Ensino Superior da UE a reforçar a sua cooperação com o sector privado, a fim de se tornarem os principais fornecedores das necessárias competências de cibersegurança, orientadas para o mercado, e práticas de vida profissional necessárias na transformação digital, através do fornecimento de formações práticas.
Ao todo são 30 as entidades envolvidas no projecto, provenientes de vários países da UE. As instituições do ensino superior têm mais de 128 programas académicos de cibersegurança identificados pela ENISA, JRC e uma variedade de relatórios dos quatro projectos-piloto – Sparta, CyberSec4Europe, ECHO, Concordia. A transformação digital impõe a estas instituições que reforcem o seu papel na preparação da força de trabalho da nova geração e melhorem a existente para enfrentar os desafios crescentes da cibersegurança.
De Portugal, integram o projecto a Universidade Lusófona, PDM (Projecto Desenvolvimento Manutenção Formação Consultadoria), Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e Universidade Nova de Lisboa.
Em termos globais participam do projecto 17 instituições do ensino superior e 13 empresas de segurança de 16 países da UE.

O CyberSecPro visa colmatar a lacuna entre os cursos, a vida profissional e os conjuntos de competências de cibersegurança comercializáveis necessários nos esforços de digitalização e tornar-se a melhor prática para todos os programas de formação em cibersegurança. O projecto é financiado pelo Programa Europa Digital da UE (Digital). O projecto é coordenado pela Universidade Goethe e a duração do projecto é de três anos.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.