Portuguesa ETHIACK oferece teste de vulnerabilidade às empresas

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A ETHIACK, sediada em Coimbra e criada por especialistas em cibersegurança, lançou no mercado mundial uma plataforma automática de testes de segurança às empresas e identificação de vulnerabilidades ao nível dos seus sistemas informáticos.

Fundada por André Baptista e Jorge Monteiro, pioneiros na área da cibersegurança em Portugal, a equipa da ETHIACK é composta por um grupo de, como denomina, hackers éticos, reconhecidos internacionalmente com vários prémios e preocupados com os perigos do ciberespaço e o aumento exponencial do cibercrime.

De acordo com André Baptista, fundador da ETHIACK, “a segurança informática também se constrói de forma criativa e esse é, sem dúvida, o papel dos hackers éticos, uma espécie de lado “bom da força”, que ajuda as pessoas e as empresas a estarem protegidas neste mundo cada vez mais digital”. Na prática, a ETHIACK “criou uma solução de segurança ofensiva, que detecta vulnerabilidades e permite mitigar de forma preventiva os riscos associados ao cibercrime”.

Durante um mês, a partir do momento de registo no site da ETHIACK, as empresas aderentes poderão obter um relatório completo que agrega a descrição das suas vulnerabilidades e a sua severidade, incluindo guias para a mitigação dos problemas, e uma reunião de trabalho para esclarecimento de dúvidas e procedimentos.

“Esta plataforma agora lançada pretende responder à necessidades das empresas, em particular as PMEs, que não dispõem ainda de equipas próprias ou contratadas para a detecção das fragilidades dos seus sistemas”, aponta o comunicado da empresa.

A equipa desenvolve a sua actividade assente na convicção de que a única maneira de “providenciar um serviço eficaz e acessível a todas empresas, sobretudo para as PME, passa por combinar inteligência artificial e humana numa relação simbiótica para identificar as vulnerabilidades dos sistemas, para que possam ser resolvidas proactivamente”.

Acelerador Startup Wise Guys escolhe ETHIACK para programa híbrido de 5 meses

Financiado pelo banco de investimento italiano, CDP (Cassa Depositi e Prestiti), e pelo fundo de investimento Startup Wise Guys, a aceleradora Xcelerator é um programa híbrido de 5 meses conduzido por mentores que já está a acontecer Milão e Cosenza (Itália).

As 7 startups escolhidas para este programa, do qual faz parte a ETHIACK e única portuguesa, vão ser aceleradas através de um programa híbrido de cinco meses, que inclui um investimento de 78 mil euros para cada startup, e que poderá ser amplificado em função do desempenho que tiverem. A avaliação será feita por peritos de empresas e entidades relevantes como o centro de pesquisa da NTT DATA, da Universidade da Calábria, da Leonardo, uma empresa do sector aeroespacial líder global em defesa e segurança, bem como a Italgas, uma importante empresa italiana de distribuição de gás.

O Xcelerator está focado principalmente em vendas e crescimento, com uma componente de apoio às startups para se posicionarem para levantarem a próxima ronda de financiamento.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.