Consultor de segurança: um aliado na identificação dos riscos e na continuidade do negócio

Notícias Opinião

por Paulo Musa, Consultor master em Segurança Empresarial e Residencial da ICTS Security

O papel de um consultor de segurança é ajudar as organizações na identificação, avaliação e gerenciamento dos riscos em potencial. Mas, ainda que este profissional seja qualificado e treinado, é importante que as empresas estejam comprometidas e trabalhem em conjunto com seus consultores de riscos para determinarem as melhores estratégias de segurança e proteção, assumindo também a responsabilidade final por decisões e ações.

Diante deste panorama, a identificação de riscos é uma das principais funções de um consultor e envolve uma variedade de técnicas e metodologias, incluindo análises de ameaças, avaliações de vulnerabilidades e revisões de processos. Já num segundo momento, o profissional de segurança avaliará a probabilidade de ocorrência dos riscos e os seus potenciais impactos, trabalhando em conjunto com a organização para desenvolver estratégias eficazes de mitigação e gerenciamento de riscos, o que envolve a implementação de políticas, processos e tecnologias de segurança.

As políticas serão as diretrizes e os regulamentos que estabelecem as expectativas e as responsabilidades para a segurança das empresas, enquanto os processos serão os procedimentos para garantir a conformidade com as políticas de segurança. Já as tecnologias serão sistemas de detecção de incêndios, de monitoramento de segurança e de criptografia de dados, entre outros, que ajudam as empresas a se protegerem contra ameaças. Por fim, o consultor de segurança monitorará o desempenho das soluções implementadas e realizará revisões periódicas para garantir que as estratégias de gerenciamento de riscos continuem a ser eficazes.

Além dos tradicionais serviços supracitados, o profissional de segurança também pode apoiar em outras temáticas, como a de compliance, fornecendo uma consultoria de riscos para apoiar as empresas no cumprimento de regulamentações e na garantia de que ela esteja em conformidade.

Ainda neste cenário de consultoria de riscos, o consultor tem como papel a preparação de empresas para situações de crise como desastres naturais, ameaças à segurança ou interrupções de negócios. Isso inclui a elaboração de planos de contingência e a realização de treinamentos para funcionários. Internamente, a consultoria de riscos pode identificar áreas de melhoria em processos e sistemas de segurança, resultando em melhoria da eficiência e redução de custos.

Como vimos, o consultor de segurança tem um importante papel na seleção e implementação de políticas, processos e tecnologias mais adequadas para as necessidades das empresas. Além disso, garante que os recursos sejam usados efetivamente para gerenciar os riscos. Sua atuação é proteger os ativos e garantir a continuidade de negócios e a melhoraria da segurança geral das empresas. Para organizações que desejam ascensão e competitividade, esse profissional se tornou indispensável, ou seja, sua função é altamente estratégica!