Axis destaca a importância de câmaras de segurança em transportes públicos

Notícias Produtos Segurança Electrónica Transportes

Nos últimos anos, os operadores de transportes incorporaram várias medidas para garantir a protecção dos passageiros, instalações e veículos, mas o aumento da digitalização traz novos desafios, como os ciberataques. Como representante do sector da segurança no Global Public Transport Summit da UITP, a Axis Communications, juntamente com a Observit e a Imotion, apresentou novos dispositivos.

Esta semana, decorreu em Barcelona o Global Public Transport Summit da UITP, um evento global dedicado à mobilidade sustentável e que reuniu empresas de transportes de todo o tipo, bem como autoridades e operadores do sector.

Representando a indústria da segurança, a Axis Communications, empresa de referência mundial no mercado dos sistemas de vídeo em rede, juntamente com a Observit, serviço de videovigilância na Cloud, e a Imotion, especialista em análise de vídeo, apresentou as suas últimas novidades na área da segurança nos transportes.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a utilização dos transportes públicos em Portugal registou uma tendência de alta em 2022, aproximando-se cada vez mais dos níveis pré-pandemia. No entanto, continua a ser objecto de queixas e reclamações nas grandes cidades, muitas delas relacionadas com a falta de segurança. Para enfrentar estes problemas e melhorar o serviço estão a ser implementadas cada vez mais soluções de segurança integradas.

Nos últimos anos, os operadores de transportes incorporaram várias medidas para garantir a protecção dos passageiros, das instalações e dos próprios veículos; mas o aumento da digitalização traz novos desafios ao sector, como os ciberataques que visam o software que gere o tráfego e os dispositivos de segurança implementados nos transportes públicos. Para fazer face a esta situação, o sector está a trabalhar em soluções cada vez mais fiáveis, optimizadas e adaptáveis a qualquer situação ou mesmo às condições de iluminação.

Um exemplo claro dos benefícios da aplicação destas soluções é a redução da fraude nos transportes públicos. Isto deve-se à criação de sistemas de segurança com capacidades analíticas inteligentes cada vez mais optimizadas, que oferecem às autoridades e aos operadores de transportes inteligência comercial valiosa que pode ser utilizada para melhorar os serviços.

“Graças aos dispositivos que os nossos especialistas melhoraram e optimizaram, fizemos dos transportes um dos nossos principais segmentos a nível mundial – milhares de veículos estão já equipados com videovigilância Axis a bordo. Por exemplo, em Espanha, a EMT consegue monitorizar em tempo real qualquer incidente ou emergência que ocorra dentro dos seus autocarros,” comentou Jan Engelschalt, Business Development Manager Transportation da Axis Communications.

“Quisemos aproveitar a oportunidade de estar presentes no maior evento de transportes do mundo para apresentar as nossas tecnologias e reunir-nos com organizações dos sectores público e privado.”

Assim sendo, durante este evento, a Axis apresentou as suas mais recentes soluções de segurança integradas para proteger passageiros, colaboradores, material circulante e infraestruturas.

Entre as novidades destacam-se duas câmaras dome especialmente concebidas para a vigilância a bordo – a AXIS P3905-R Mk III e a AXIS M3905-R –, que se distinguem das suas antecessoras por terem um design compacto e discreto, capaz de resistir a choques, vibrações e adaptar-se às diferentes condições de iluminação, oferecendo uma resolução de 2MP. Para além disso, também oferecem funcionalidades de cibersegurança integradas para ajudar a impedir acessos não autorizados e proteger todos os sistemas conectados à rede.

O evento da UITP em Barcelona contou com a presença de mais de 15.000 visitantes internacionais, 380 expositores e 40.000m² de espaço de exposição.

Este artigo faz parte da edição especial. Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.