Segurança é prioridade absoluta

Conteúdo Premium Entrevistas Notícias

A Linde Material Handling é fornecedora de equipamentos de movimentação de cargas e a segurança é uma das prioridades no desenvolvimento dos seus produtos. À Security Magazine, responsável pelo departamento de comunicação e marketing, destaca que na Linde Material Handling, entendemos a importância da segurança no local de trabalho e estamos comprometidos em fornecer equipamentos de movimentação de cargas seguros e ergonomicamente projectados para reduzir o número de acidentes”.

Security Magazine – A actividade de movimentação de cargas é intensa e exigente. Actualmente, os acidentes com equipamentos de movimentação de cargas representam ainda uma fatia importante em termos de lesões graves na indústria mundial e são uma das principais preocupações dos responsáveis de segurança. Face a essa realidade, que preocupações em termos de segurança e ergonomia estão patentes nos vossos equipamentos, tendo em vista a redução do número de acidentes que envolvam veículos, condutores/operadores e os restantes colaboradores ou visitantes em circulação no espaço?
A segurança e a ergonomia, são uma prioridade para nós e demonstramos isso na concepção dos nossos equipamentos e desenvolvimento de sistemas e dispositivos de segurança exclusivos Linde. Temos uma preocupação constante em desenvolver e aprimorar os nossos equipamentos, para minimizar os riscos de acidentes e promover a segurança laboral.
Os nossos equipamentos estão equipados com tecnologias avançadas de segurança, como sistemas de detecção de obstáculos, sistemas de segurança anti capotamento, sistemas de travagem automática e sistemas de estabilidade. Estas tecnologias ajudam a prevenir colisões, quedas e outros acidentes relacionados com a movimentação de cargas.
Além disso, todos os nossos equipamentos são projectados com ergonomia em mente. Os controlos e interfaces são colocados de forma a maximizar a visibilidade e facilidade de uso, reduzindo a fadiga do operador e aumentando a produtividade. Também oferecemos formação para operadores, a fim de garantir que os nossos equipamentos sejam usados de maneira segura e eficiente.
Na Linde Material Handling, entendemos a importância da segurança no local de trabalho e estamos comprometidos em fornecer equipamentos de movimentação de cargas seguros e ergonomicamente projectados para reduzir o número de acidentes.

Muitos destes acidentes resultam da má utilização dos equipamentos. A este nível, que iniciativas são desenvolvidas pela vossa organização tendo em vista a condução segura destes equipamentos?
É realmente um facto, grande parte dos acidentes que ocorrem relacionados com a movimentação de cargas, resultam da má utilização dos equipamentos. Nesse sentido, temos alguns projectos em prática para promover uma condução segura e responsável.
Em primeiro lugar, oferecemos formação para operadores em todas as nossas soluções de manuseio de materiais. Os nossos programas de formação cobrem uma variedade de tópicos, desde a operação básica do equipamento até técnicas avançadas de condução segura e manutenção preventiva. O objetivo é garantir que os operadores estejam bem preparados para lidar com os equipamentos de maneira segura e eficiente. Além disso, temos uma ampla gama de tecnologias de segurança e assistência ao operador, referidos anteriormente, que ajudam a prevenir colisões, quedas e outros acidentes relacionados com a movimentação de cargas.
Por último, a nossa organização também promove a cultura de segurança laboral 360º, envolvendo todos os membros da empresa. Todos os nossos funcionários são incentivados a relatar quaisquer problemas de segurança que possam encontrar e a tomar medidas pro-activas para melhorar a segurança em geral. Também incentivamos a comunicação aberta, a fim de garantir que as preocupações de segurança sejam abordadas prontamente e de forma adequada.

Recentemente, a vossa empresa implementou novos recursos ou inovações aos vossos equipamentos tendo em vista a melhoria da segurança e ergonomia dos mesmos?
Uma das inovações mais recentes foi a implementação de sistemas de alerta de proximidade. Esses sistemas usam sensores para detectar obstáculos próximos e alertam o operador com um aviso sonoro e óptico. Isso ajuda a evitar colisões e outras situações perigosas durante a operação do equipamento.
Outra inovação recente foi a implementação de sistemas de gestão de frota. Esses sistemas utilizam tecnologia avançada para monitorar e rastrear os nossos equipamentos em tempo real. Isso ajuda a identificar e corrigir problemas rapidamente e a melhorar a eficiência operacional, ao mesmo tempo que melhora a segurança em geral.
Também lançámos novos sistemas de redução de velocidade. Esses sistemas utilizam tecnologia de sensores para ajustar a velocidade do equipamento em tempo real, dependendo das condições do ambiente envolvente. O que ajuda a manter uma velocidade segura e consistente durante a operação.
Estamos pro-activamente a trabalhar neste sentido, portanto, com certeza que continuaremos a implementar sistemas e dispositivos de segurança inovadores.

Quando existe um novo aluguer ou aquisição de um equipamento de movimentação de cargas, estes dispositivos de segurança são opcionais com custos associados ou já integram o equipamento na origem sem qualquer custo adicional?
Na Linde Material Handling, os equipamentos de movimentação de cargas vêm equipados com dispositivos de segurança padrão que atendem às normas regulatórias e garantem um ambiente de trabalho seguro. Esses dispositivos já estão integrados no custo do equipamento.
No entanto, entendemos que cada cliente tem necessidades e requisitos específicos que podem exigir dispositivos de segurança adicionais. Nesses casos, oferecemos opções de segurança que podem ser adicionadas aos equipamentos. Essas opções adicionais geralmente têm um custo adicional que varia dependendo do tipo de equipamento e dos dispositivos de segurança seleccionados.
A nossa equipa está disponível para trabalhar com cada cliente, de forma, a determinar quais os dispositivos de segurança adequados para atender às suas necessidades específicas e garantir a segurança laboral.

Observando a realidade portuguesa, considera que as empresas valorizam a segurança dos seus equipamentos de movimentação de cargas ou este factor ainda é encarado ainda como um custo?
Posso afirmar que a segurança, é cada vez mais valorizada pelas empresas portuguesas. No entanto, ainda existe uma minoria que não encara a segurança como uma prioridade.
Felizmente, a maioria das empresas está ciente da importância da segurança laboral e reconhece que os acidentes podem ter um impacto negativo significativo nos seus negócios. Além disso, as normas regulatórias e legais em Portugal, exigem que as empresas garantam a segurança dos seus trabalhadores e equipamentos.
Nesse sentido, as empresas estão cada vez mais dispostas a investir em equipamentos de movimentação de cargas que apresentam os mais elevados padrões de segurança e ergonomia.
A maioria reconhece que o custo inicial de um equipamento de alta qualidade é justificável, pois a longo prazo pode reduzir custos associados a acidentes, danos dos equipamentos, tempo de inatividade e até processos legais.
Na Linde Material Handling, estamos empenhados em fornecer equipamentos de movimentação de cargas com os mais elevados padrões de segurança e ergonomia para atender às necessidades específicas de cada cliente. Acreditamos que a segurança é uma prioridade absoluta e que é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..